O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos. ... Iterativo são os ciclos de tempo fixo (timebox) para empregar a abordagem empírica e entregar incrementos de valor no fim de cada ciclo.
O Scrum é um framework em que as equipes trabalham como uma unidade extremamente integrada com cada membro desempenhando um papel bem definido, eliminando controles desnecessários, inadequados ou burocráticos. A concentração do trabalho está na essência do processo de desenvolvimento de sistemas ou softwares.
O uso do Scrum traz maior agilidade no acompanhamento das atividades do projeto e contribui para que a equipe foque nos itens de maior valor agregado para o cliente....Tabela 1.
Toda sprint tem uma meta a ser atingida e consiste no desenvolvimento e na entrega de uma versão utilizável do produto final ao cliente. Elas têm um tempo de duração predeterminado e geralmente são curtas, não excedendo o período de um mês — o que diminui os riscos e a propagação de erros.
O Scrum Master precisa ter essa flexibilidade para entender quando uma mudança vai ajudar na melhoria dos processos e práticas da equipe de desenvolvimento. Ele precisa ser um agente facilitador da mudança, ou seja, ter capacidade de adaptação, orientando a equipe, para melhorar agilidade, crescimento e aprendizado.
Em projetos de desenvolvimento de software, o Product Owner (PO) é a pessoa responsável por maximizar o valor resultante do produto desenvolvido. Sua principal responsabilidade é gerenciar o Product Backlog. O Product Backlog é uma lista ordenada de funcionalidades, requisitos e tudo que é necessário em um produto.