Sergipe
Amazonas
O menor estado brasileiro em extensão territorial é o Sergipe, que fica na região Nordeste. Já o que tem a menor população é Roraima, que fica no Norte do Brasil.
Resposta:Amazonas é o estado com maior extensão territorial, ocupando aproximadamente 17% do território brasileiro. Já o estado do Sergipe é o menor estado da Federação, ocupando uma área de menos de 0,5% do país.
Lista de Estados Brasileiros por extensão territorial
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados hoje, em portaria do Diário Oficial da União. De acordo com o levantamento, os estados mais populosos são: São Paulo (, Minas Gerais ( e Rio de Janeiro (.
Roraima é o estado
O estado segue à frente do ranking populacional na região, seguido pelo Amazonas (4.
Gentilício: nortista. Área territorial: 3.
Entre os estados integrantes da Região, o mais populoso é o Pará, com 7.
Por exemplo: o estado do Amazonas, maior da região, possui uma densidade demográfica de 2,23 hab/km², sendo essa a segunda menor da região, a menor está no estado de Roraima.
A Região Norte do território brasileiro é formada pelos seguintes Estados: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, e Rondônia. Sua extensão territorial é de 3.
Já o clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Algumas áreas restritas não apresentam tal característica climática, como o Tocantins e partes do Pará e Roraima.
Pará é o estado mais populoso do NORTE e Acre é o menos populoso na região.
A Região Norte do país é formada por 7 Unidades de Federação: Acre – Rio Branco (AC) Amapá – Macapá (AP) Amazonas – Manaus (AM)
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
É caracterizada como uma região pobre, com um PIB muito baixo e um IDH mais baixo ainda, mostrando o descaso do governo para com essa região. Lá também são encontrados os mais baixos níveis de escolaridade de todo o Brasil.
A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.