Quando comemos batata, um tubérculo, estamos a comer parte do caule da batateira. Trata-se de um caule subterrâneo, tão caule como o tronco de uma árvore, e que é muito rico em material nutritivo. Quanto à cebola ela é um bolbo. Trata-se também de um caule especializado.
Os tubérculos são muito utilizados na alimentação porque armazenam substâncias nutritivas, como, por exemplo, a batata-inglesa. Formados por caule e folhas modificadas, o caule tipo bulbo é geralmente redondo, sendo que na sua parte inferior há raízes; e na posterior, folhas com reservas nutritivas.
ESTIPE
A bananeira gera raízes continuamente até a diferenciação floral, simultaneamente ao processo de formação de folhas. Inicialmente, as raízes são codiformes, brancas e tenras, mas amarelecem e endurecem ligeiramente com o tempo. ... Quando as bananas amadurecem e são colhidas, as raízes da planta morrem.
Características Morfológicas: A bananeira tem caule suculento e subterrâneo e seu “falso” tronco é formado pela sobreposição das folhas (que geralmente são verde-claras e brilhantes). Flores em cachos se formam a partir do coração da planta. ... São plantas herbáceas perenes.
As principais partes da bananeira são: • Sistema radicular. Caule subterrâneo (rizoma). Pseudocaule constituído de bainhas foliares abarcantes (tronco). Folhas.
Pode evitar inchaço O chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante que regula o balanço hídrico, a pressão sanguínea e as contrações musculares (confira aqui estudos a respeito: 11, 12). O potássio trabalha com o sódio, outro mineral e eletrólito, regulando o equilíbrio dos fluidos nas células.
Benefícios do chá de banana
Uso medicinal do Umbigo ou Coração da Bananeira Em uma vasilha de vidro, alterne as fatias do umbigo de banana com um pouco do açúcar mascavo. Monte várias camadas e leve o recipiente ao fogo, em banho maria, por alguns minutos. Se estiver muito quente (o tempo), deixe a mistura coada na geladeira.
Como fazer: Corte o coração de bananeira em fatias finas e reserve. Em seguida, coloque em uma travessa de vidro uma camada fina das fatias do coração de bananeira e cubra com outra camada de açúcar mascavo. Faça camadas até acabar os ingredientes, lembrando que a última camada deve ser de açúcar mascavo.
O coração de bananeira é rico em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome. Além disso, pesquisadores afirmam que essa planta possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que neutralizam os radicais livres e eliminam os danos oxidativos causadores do câncer.
Eliminação do coração e da última penca A prática deve ser realizada até 15 dias após a abertura da última penca.
Aplica-se em banhos locais ou em clisteres em casos de hemorragia ou prolapso do ânus. Avivam-se as úlceras atônicas pelo simples contato da seiva de um tronco recém–cortado, e a mesma serve para curar as aftas das crianças, misturada à porção de água simples.
Os troncos da bananeira retém bastante água o que torna as regas menos frequentes. Basta fazer alguns buracos no tronco, adicionar solo, composto e em seguida plantar seus vegetais orgânicos.
Foi esta uma das razões que a folha da bananeira chamou tanto a atenção do casal. Resistente, impermeável e flexível, ela também é biodegradável, ou seja, pode ser usada na compostagem ou se descartada, irá se decompor naturalmente. Verônica explica que as folhas são ótimas substitutas para o papel alumínio.
Como usar. Use sempre que quiser, duas horas antes de lavar os cabelos ou depois de lavados e deixe até a próxima lavagem. Use pelo menos três vezes por semana e conservar sempre na geladeira.
Dicas para preparar e cozinhar com a folha de bananeira
Mas em sua forma orgânica, os efeitos são muito melhores, principalmente para deixar os fios brilhantes. Leve para ferver: 8 copos de água e duas mãos cheias de folhas secas. Deixe em ebulição por 3 minutos, desligue, tampe, e espere 1 hora antes de aplicar. Passe nos fios e, de preferência, deixe a noite inteira.
Modo de preparo: Lave bem uma banana orgânica e depois corte as pontas. Cubra a Banana com água quente e deixe ferver por 10 minutos. Use uma peneira e sirva o chá em uma xícara. Depois disso, o chá estará pronto para beber.