Introdução: O programa de atenção integral a saúde do idoso (PAISI) foi criado pelo Ministério da saúde com a finalidade de recuperar, manter e promover a autonomia e a independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.
É um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD's) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.
A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
Idoso tem direito de ser assistido pela família, sociedade e Estado. O direito do idoso ser amparado em suas necessidades pela sua família, sociedade e pelo Estado está assegurado em nossa Lei maior, a Constituição Federal de 1988.
atribuições profissionais do Assistente Social na atenção básica no atendimento à pessoa idosa como: Acolher o idoso e sua família; caracterizar a população idosa atendida; socializar informações em relação ao acesso a serviços; investigar suspeitas de violação de direitos contra pessoa idosa, realizar denúncias, caso ...
Descrição: Instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais. Público: Idosos com 60 anos ou mais, com renda individual mensal de até 2 salários mínimos e sem meios de comprovação de renda, inscritos no CadÚnico.
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Os serviços ofertados no CRAS são divididos da seguinte forma:
Confira agora a lista com os 22 benefícios oferecidos pelo programa:
CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do de- senvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos ...
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) deve procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima da residência para fazer o cadastramento ou a atualização do Cadastro Único até 28 de dezembro.
O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.
O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Você só precisará encontrar um CRAS perto de você e se informar na recepção sobre o atendimento. Se a sua cidade é pequena, pode ser que só tenha um CRAS, mas se ela for maior, deve ter um CRAS perto de onde você mora. Procure informações na Prefeitura de sua cidade ou acesse o site abaixo para consultar os endereços.
O usuário que necessitar de atendimento deverá entrar em contato com o CRAS através do telefone 3909-5039, ou pelo aplicativo Whatsapp, pelo número Também é possível agendar atendimento na sede do CRAS, localizada na rua Vicente Machado, 197.
Como fazer a atualização cadastral
45 dias
Para fazer a atualização ou a confirmação dos dados, o beneficiário deve procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município ou um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.
Auxílio emergencial 2021: como atualizar o cadastro no Caixa Tem?
Para acessar o serviço de Cadastramento On-line , é necessário que o interessado possua Certificado Digital no padrão ICP-Brasil - Infraestrutura de Chaves Públicas, que pode ser adquirido em agências da CAIXA ou em outras unidades certificadoras.
Você pode descobrir o número do NIS/PIS usando apenas o CPF e o aplicativo para Android ou iOS e o site do Meu INSS (meu.inss.gov.br). Assim como no app do FGTS, é preciso fazer um cadastro (se não o tiver), criar a senha e fazer o primeiro acesso.
Documentos obrigatórios para o cadastramento a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Quem deve providenciar o cadastramento do NIS? Qualquer pessoa pode fazer o Cadastro de NIS do trabalhador — desde que esteja autorizada pelo representante legal da empresa e tenha sido cadastrada em uma agência da CAIXA para essa finalidade.
O responsável pela inscrição no INSS deverá ligar na Central 135 e solicitar a inclusão do CPF. No menu do eSocial, deve escolher a opção 3 de qualificação cadastral e aguardar o atendimento telefônico.
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.