Existem ainda as chamadas terminações nervosas livres, que são as mais numerosas e que permitem a percepção de sensações como dor, sensibilidade e temperatura.
O tato é um dos cinco sentidos e é através dele que podemos perceber texturas, temperaturas e sensações de dor.
10 doenças nos olhos mais comuns que você deve conhecer
A perda súbita da visão tem três causas gerais: Opacidade de estruturas oculares normalmente transparentes. Anormalidades da retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz) Anormalidade dos nervos que conduzem os sinais visuais do olho para o cérebro (como o nervo óptico e os caminhos visuais)
Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata. Além disso, problemas como glaucoma, degeneração relacionada à idade, retinopatia diabética e opacidade corneada também podem ser citados como exemplos de causas.
Nem todo míope fica cego. A miopia comum não é capaz de cegar, entretanto, pode servir de atenção para o desenvolvimento outras doenças oculares. A miopia pode cegar se for um tipo mais sério da doença, onde a película que cobre o globo ocular (retina) sofre um estiramento e fica muito fina.
Sim, a alta miopia (mais que 5 graus) pode levar a perda da visão por descolamento de retina e alterações maculares. O exame oftalmológico de rotina deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano preventivamente. Mesmo se o seu grau não aumente pois, o seu oftalmologista deve fazer o mapeamento de retina anualmente.