Considera-se pneumonia em paciente com evidência radiológica de pneumonia, com pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas: tosse, dor pleurítica, febre>38ºC, escarro purulento, freqüência respiratória>25 irpm ou ausculta pulmonar compatível (estertores, roncos ou macicez à percussão do tórax).
Roncos: São sons grosseiros e ásperos que ocorrem quando o ar está bloqueado por muco, podendo ocorrer tanto na inspiração como na expiração. A secreção livre (catarro) em uma área de grande calibre causa esse som ao se mover com a entrada e saída de ar nos pulmões.
Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. A ausculta é utilizada para se ouvir os sons produzidos pelo nosso organizamos. Geralmente utiliza-se o estetoscópio para ampliar o sentido da audição.
O exame físico de enfermagem é a investigação do corpo do paciente para determinar o estado de saúde do mesmo. Ele costuma ser realizado pelo enfermeiro e o procedimento completo inclui peso, altura, sinais vitais e um exame céfalo caudal (da cabeça para os pés) de todos os sistemas do corpo do paciente.
A anamnese, que consiste na entrevista feita pelo profissional quando da realização da consulta, é muito importante como uma etapa do exame clínico. A partir de um questionário, o médico obtém informações importantes sobre a história atual e pregressa do paciente.
Um exame clínico bem conduzido, com uma anamnese criteriosa, é uma peça fundamental para o adequado diagnóstico, planejamento e determinação da melhor conduta clínica frente à lesões bucais bem como o esclarecimento da lesão ao paciente.
O exame admissional consiste em uma anamnese clínica e ocupacional do paciente (histórico da saúde do trabalhador, bem como os riscos relacionados ao trabalho aos quais já foi exposto em trabalhos anteriores), exame médico físico e mental, e a realização dos exames complementares necessários.
Exame admissional é uma avaliação médica que deve ser feita antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa. O exame médico admissional é obrigatório pelo artigo 168 da CLT e é feito para comprovar que o novo colaborador está apto para exercer sua função.
Exame físico Exame extra-oral. Avaliar presença de qualquer alteração de cor ou textura na pele, presença de linfonodos palpáveis, etc... Exame intra-oral. Avaliar as mucosas, língua, palato e lábios.
A palpação das estruturas da cabeça e do pescoço com o objetivo de constatar a simetria constitui prática fundamental. As estruturas ósseas e musculares devem ser palpadas minuciosamente para detectarem-se quaisquer alterações de forma ou função.
Antecedentes pessoais (HMP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual. Histórico familiar (HF): Neste histórico é perguntado ao paciente sobre sua família e suas condições de trabalho e vida.