Que dista igualmente (falando de dois ou mais pontos com relação a outro). 2. Que está sempre à mesma distância. Grafia no Brasil: eqüidistante.
Podemos definir uma circunferência como o lugar geométrico dos pontos que equidistam de um ponto fixo C. O ponto fixo é chamado centro da circunferência e a distância de qualquer dos seus pontos ao centro é o raio dessa circunferência.
Sendo assim, a parábola é o lugar geométrico dos pontos pertencentes a um plano, que são equidistantes de uma reta fixa e de um ponto fixo. Esse ponto fixo é chamado de foco da parábola e a reta recebe o nome de diretriz. A reta que passa pelo foco, perpendicular a diretriz, é chamada de eixo de simetria da parábola.
Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
Para construir um triângulo é necessário que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferença entre essas medidas. Conceitos, classificações, ângulos dos triângulos.