Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
Vacinas recomendadas globalmente Entre as vacinas recomendadas mundialmente estão: a tríplice viral, contra os vírus do sarampo, rubéola e caxumba; vacinas contra a difteria, tétano, hepatite B e coqueluche; e a vacinação anual contra a Influenza, vírus causador da gripe.
No primeiro ano de vida, são recomendadas duas doses. A dose final deve ser aplicada com 15 meses. Há dois tipos de vacina contra o meningococo C, um disponível na rede pública e outro ofertado por clínicas particulares.
Vacina Pneumocócica: Reforço da vacina contra a meningite, pneumonia e otite. Vacina Hepatite A: 1ª dose, sendo a 2ª indicada aos 18 meses; Vacina Tríplice Viral: 1ª dose da vacina que protege contra o sarampo, rubéola, e caxumba; Vacina Meningocócica C: reforço da vacina contra a meningite C.
É comum ocorrer febre baixa e um pouco de dor no local da picada. A vacina é aplicada em duas doses aos 2 meses, com reforço a partir de 1 ano, ou então, em dose única a partir de 1 ano de idade.
Conheça as vacinas oferecidas pela rede pública de saúde:
Como usar o Vacina Pneumocócica 10-Valente (Conjugada)? A vacina deve ser administrada através de injeção intramuscular. Os locais de preferência são a área ântero-lateral da coxa de bebês e o músculo deltoide do braço de crianças.
ADMINISTRAÇÃO: Via Intramuscular; Via Subcutânea. Não aplicar por via intravenosa ou intradérmica.
Para lactentes até 6 meses de idade, a série de imunização recomendada da vacina pneumocócica 13- valente (conjugada) consiste em três doses de 0,5 mL cada, com aproximadamente 2 meses de intervalo, seguidas por uma quarta dose de 0,5 mL aos 12-15 meses de idade.
- Cartucho com um frasco-ampola contendo 5 doses de 0,5 mL. - Cartucho com 10 frasco-ampola contendo 5 doses de 0,5 mL. A vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) deve ser administrada por via subcutânea ou intramuscular. Não utilize a vacina por via intravenosa ou intradérmica.