Em outras palavras, o matriciamento consiste em uma prática voltada à estruturação da rede de saúde por meio do fortalecimento das relações entre os profissionais e, consequentemente, destes com os outros atores sociais, incluindo usuários e gestores.
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
RESPOSTA- Arranjo que envolve a construção coletiva entre serviços de diferentes complexidades.
A interconsulta é o instrumento da interface entre a Psiquiatria e a Psicologia e a Medicina Geral. Com ela os profissionais de saúde mental que trabalham nos hospitais gerais e outras unidades gerais de saúde vêm cada vez mais buscando a prática da Integralidade preconizada pelo SUS.
A interconsulta psicológica no hospital geral representa uma modalidade de atendimento clínico e um instrumento metodológico utilizado pelo psicólogo na assistência ao paciente internado, mediante solicitação de outros profissionais da saúde.
O Sistema de Referência e Contrarreferência caracteriza-se por uma tentativa de organizar os serviços de forma a possibilitar o acesso pelas pessoas que procuram os serviços de saúde.
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.
6) Descreva os objetivos da equipe ao propor o Projeto Terapêutico Singular. Proponha um plano de intervenção com cronograma de ações para o caso identificando quem é o profissional de referência para o sujeito. 7) Descreva as pactuações a serem feitas entre a equipe, o sujeito e sua família.
O Plano Terapêutico é cuidadosamente elaborado, de forma colaborativa com o paciente. As abordagens são baseadas em evidências cientificas, em literatura acadêmica consagrada e na expertise dos profissionais da clínica.
Estabelece uma sequência adequada de tratamento, voltada à prevenção do reaparecimento da doença ou a minimização do quadro do paciente; Encaminha para tratamento pós-alta.
Quais são as etapas da Terapia fonoaudiológica?
O fonoaudiólogo desempenha um papel importante na inclusão e reabilitação de indivíduos com autismo. Ele trabalhará as habilidades sociais e comunicação a partir da realização da avaliação, que possibilitará identificar as dificuldades que serão estimuladas durante o processo terapêutico.
Em relação aos objetivos fisioterapêuticos, de maneira geral, é importante manter ou melhorar a amplitude de movimento em todas as articulações; retardar o surgimento de contraturas e deformidades; retardar a atrofia por desuso e a fraqueza muscular; promover e incrementar o funcionamento motor e a mobilidade; ...
O fisioterapeuta é o profissional que trabalha com diagnóstico, prevenção e tratamento de dificuldades funcionais do corpo, sejam elas decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. ...
Após a admissão e o diagnóstico do paciente, é preciso definir o objetivo do tratamento e que conduta será adotada. Nesse caso, pode-se considerar a reabilitação como o objetivo. Já a conduta serão as técnicas usadas para alcançar essa meta.
Faz parte das condutas fisioterapêuticas as seguintes ações: i. Elaborar o diagnóstico cinesiológico funcional, prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos, a sua eficácia, a sua resolutividade e as condições de alta do cliente submetido a estas práticas de saúde; ii.
Para elaborar um protocolo de tratamento para o paciente, o fisioterapeuta precisa seguir alguns passos. O primeiro deles trata-se da avaliação inicial, em que o profissional analisa a condição clínica, os sintomas, as queixas e as dificuldades da pessoa, etapa que acontece logo no primeiro atendimento.
Dicas: – Explique os objetivos, os recursos que serão utilizados, quantas sessões serão necessárias e deixe claro para o cliente o que ele pode esperar do tratamento, foque nas vantagens e para finalizar passe o valor. – Aferir as medidas no início e no fim da sessão (caso tratamento corporal).
Os tipos de tratamentos usados na fisioterapia variam de paciente para paciente, levando em consideração a evolução da doença e a resposta à prática de exercícios. Mas, em geral, podem ser recomendados1: Exercícios físicos: como treinamentos de endurance, intervalado, treino de força e muscular respiratório.
É no ambulatório de fisioterapia que é feita a avaliação, o diagnóstico cinético-funcional, a prevenção e o tratamento dos distúrbios do movimento humano que são decorrentes de alguma alteração ocorrida nos órgãos ou sistemas do paciente.
É considerado atendimento ambulatorial hospitalar todo aquele realizado em hospital e que não demande internação hospitalar, seja ele em regime de urgência e/ou emergência ou eletivo (programado).
Assistência ambulatorial – modalidade de atuação realizada pelo pessoal de saúde a clientes no ambulatório, em regime de não internação. Assistência domiciliar – modalidade de atuação realizada pelo pessoal de saúde no domicílio do cliente.