Os Estados Unidos se tornaram uma nação independente após a Revolução Americana de 1776-1783. Contudo, sua formação tem raízes na colonização de seu território por diversas nações europeias, com destaque para a Inglaterra. Neste artigo você descobrirá como se deu a formação dos Estados Unidos da América e se preparará para responder às questões sobre este país no Enem.
Destes povos, os principais foram os ingleses. Eles ocuparam uma faixa de norte a sul da costa leste americana, que ficou conhecida como Treze Colônias.
Neste mesmo século, a Inglaterra travava uma guerra contra a França, conhecida como Guerra dos Sete Anos (1754-1763). Mesmo saindo vencedora, teve um crescimento na sua dívida pública. Isso acarretou na criação de novos impostos sobre produtos, como o chá e aumento dos que já existiam.
Como os povos colonizadores eram diversos, assim como os espaços aos quais chegaram, a formação dos povos também foi diversa. Os Estados Unidos não escaparam disso.
O primeiro empreendimento a dar certo e iniciar uma verdadeira colonização pelos ingleses teve começo em 1607. Neste ano, os puritanos chegaram ao território e fundaram a capitania de Virgínia. A partir de 1620, houve a intensificação da colonização, com a chegada de mais pessoas deste grupo religioso.
As colônias do centro possuíam um clima mais favorável à agricultura que as do Norte. Esta atividade se desenvolveu nelas por meio da mão-de-obra escrava, que convivia com o trabalho livre.
Eles se organizaram em convenções e fizeram petições ao governo inglês para que a situação mudasse. Contudo, o rei viu a atitude dos colonos como uma rebelião e proibiu as reuniões em Boston, cidade onde aconteciam os protestos mais violentos.
O processo de colonização dos Estados Unidos foi realizado por diversos povos que ocuparam o espaço de seu imenso território (os Estados Unidos são a segunda maior nação da América, atrás apenas do Canadá).
Gostou do nosso artigo sobre a formação dos Estados Unidos da América? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
O clima desta região era semelhante ao inglês, o que não possibilitou o desenvolvimento de uma agricultura de plantation voltada para a exportação como no sul.
Isto se deve, entre outras coisas, à própria formação social e cultural dos espaços. Esta formação se iniciou com o processo de colonização realizado pelos europeus a partir do século XVI.
O clima dessa região é classificado como subtropical úmido, o que favoreceu o desenvolvimento agrícola e o regime de plantation. Nos latifúndios, produzia-se principalmente fumo, arroz e algodão para exportação.
Deste modo, o conflito ganhou proporções de guerra e a independência foi declarada durante o Segundo Congresso Continental, em 1776, reunido na Filadélfia, Pensilvânia. A declaração foi redigida em grande parte por Thomas Jefferson.
Elas foram tomadas pelos ingleses de colonos de outras nacionalidades, como alemães e holandeses. Eram conhecidas por serem entrepostos comerciais para trocas com portugueses e espanhóis.
O sul dos Estados Unidos foi a primeira região a receber colonos ingleses, que fugiam dos tumultos que aconteciam na Inglaterra. Seu interesse era o de professar a fé que tinham escolhido e fundar uma sociedade baseada nela.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
A primeira leva de ingleses chegou ao território do atual Estados Unidos em 1590, na Ilha de Roanoke. Mas este empreendimento liderado por Sir Walter Raleigh não foi bem sucedido. A ilha foi encontrada deserta tempos depois, sob a suspeita de que nativos à tenham atacado.
Estas colônias eram povoadas principalmente por refugiados que buscavam um lugar seguro para a profissão religiosa que mantinham: a puritana, uma versão do Calvinismo.
Já independente, o governo americano promoveu uma série de conquistas de territórios na direção do oeste e do sul do país. Isso se deu por meio de guerras, anexações e compras, principalmente no século XIX.
Federalismo é um modo de organização política de um país, que possibilita o exercício do poder em grandes territórios, geralmente com grandes diversidades cultural, econômica e social, mediante a divisão administrativa dos governos em unidades subnacionais: estados, províncias, condados, municípios, cidades, distritos ...
O Federalismo é uma forma de partilhar o poder do Estado dentre vários entes num determinado território. ... A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal aponta para uma centralização cada vez maior de poder em torno da União Federal em face dos demais entes federais.
Federalismo, ou federação, representa um sistema político no qual vários estados se unem para formarem uma organização maior, conservando a autonomia de cada um dos grupos. Em outras palavras, é um Estado integrado por entidades territoriais autônomas e que possuem governo próprio.
O Brasil é uma república porque o chefe do Estado é eleito pelo povo, por mandato. É presidencialista porque o presidente da República é chefe de Estado e também chefe de governo. É federativa porque os entes federativos têm autonomia política. A União está dividida em três poderes, independentes e harmônicos entre si.
A história da era presidencialista no Brasil teve início no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a república pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que pôs término ao período imperial.
A forma de poder do Brasil é a de República presidencialista, com origem de poder democrático. No nosso país, temos uma eleição popular, que elege os membros do Congresso, ou seja, dos poderes Legislativo e Executivo.
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
História
O Brasil é uma República Presidencialista deste 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República. No Brasil o sistema parlamentarista existiu entre 7 de setembro de 1961 e 24 de janeiro de 1963, durante o governo do presidente João Goulart.
A bem da verdade, o Poder Moderador já existia desde 1824, quando foi feita a primeira Constituição do Brasil independente. ... Em 1889, com a deposição de Dom Pedro II e a proclamação da república, o Brasil passou a adotar o sistema presidencialista.