Cloridrato de Tansulosina é indicado para o tratamento dos sintomas do trato urinário inferior associados à hiperplasia prostática benigna (HPB).
5 remédios caseiros para pedra nos rins
São comuns sintomas como interrupção ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina (hematúria) e problemas decorrentes de infecções, como febre e mal-estar.
Popularmente conhecida como pedra nos rins, essa formação endurecida pode surgir nos rins e atravancar outro ponto do canal urinário. Como o ureter, canal que transporta a urina até a bexiga, é muito estreito, a partícula acaba emperrada. Em decorrência da tentativa de expulsão, surge a dor intensa.
As dores podem ser no local da aplicação da litotripsia ou até mesmo do rim, por isso é orientado repouso por alguns dias após a realização do procedimento. Com a eliminação de fragmentos de cálculo pode ocorrer cólica renal. Em caso de dor moderada ou intensa procure o seu médico urologista para uma reavaliação.
Alguns pacientes submetidos a litotripsia extracorpórea podem ter dor devido a eliminação de pequenos fragmentos de cálculo. Eventualmente pode ocorrer migração de um fragmento maior, que pode não ser eliminado, provocando obstrução e consequente dor persistente.
Assim, verificou-se que a litotripsia pode, no longo prazo, causar desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial, devido aos efeitos mecânicos que a onda de choque possa ter sobre o pâncreas e o rim.
Para a realização do procedimento, o paciente é colocado deitado em posição dorsal ou ventral (barriga para cima ou para baixo), com a região anatômica onde se encontra o cálculo sobre uma bolha recoberta com gel, por onde as ondas de choque se propagam.
Consiste em um tratamento não invasivo, em que um aparelho chamado Litotridor (figura 01) emite ondas mecânicas de alta energia que se propagam em meio líquido e penetram no corpo do paciente em direção ao cálculo, fazendo-o vibrar e, consequentemente, fragmentar ou pulverizar.
A litotripsia consiste em ondas de choque direcionadas para o local onde está o cálculo. Elas quebram, implodem a pedra e os fragmentos são eliminados com mais facilidade. Se não se consegue fazê-lo com a litotripsia, pode-se recorrer a um procedimento cirúrgico endoscópico pelo ureter.
O procedimento clínico mais comum, a litotripsia, custa em média R$ 1.
Cirurgia de cálculo renal a laser (ureterorrenolitotripsia flexível, ureteroscopia semi-rígida) Nessa cirurgia, uma câmera muito fina é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizamos os cálculos renais.
Atualmente, os tipos de litotripsia intracorpórea mais utilizados são: ultrassônico, pneumático-balístico e a Laser.
A litotripsia é o procedimento médico cirúrgico utilizado para fragmentar e reduzir o tamanho dos cálculos renais. Podemos dividir em: 1- Litotripsia extracorpórea (LECO) – método onde as pedras são quebradas por meio de ondas de choque aplicadas através da pele.
O profissional é o urologista.