Os dissacarídeos são uma forma simples de açúcar, composta por dois monossacarídeos ligados, dos quais existem três: glicose, frutose e galactose. Exemplos incluem açúcar de mesa ou sacarose, que é glicose ligada à frutose, e açúcar ou lactose de leite, que é glicose ligada à galactose.
Podem ser monossacarídeos, quando possuem entre 3 e 7 carbonos em sua constituição; dissacarídeos, quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação denominada glicosídica; ou polissacarídeos, compostos por centenas, ou milhares de monossacarídeos.
Ex: - Frutose, Glicose, Galactose, Ribose. Os dissacarídeos são carboidratos feitos com dois monossacarídeos e a perda de uma molécula de água (desidratação). ... O monossacarídeo presente, em maior quantidade, na formação dos polissacarídeos é a glicose. Ex: amido, celulose, glicogênio.
Monossacarídeo é o carboidrato mais simples existente, cuja estrutura é formada por um pequeno número de carbonos, além de outros elementos, como hidrogênio e oxigênio. A fórmula geral de um monossacarídeo é Cn(H2O)n e o número de carbonos varia de 3 a 7.
Qual a definição CORRETA para homopolissacarídeos e heteropolissacarídeos? ... Homopolissacarídeos são dissacarídeos que contêm apenas um tipo de monossacarídeo e heteropolissacarídeos são os que contêm dois ou mais tipos diferentes, formando cadeias lineares ou ramificadas.