Quando um corpo está totalmente ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, ficará sob a ação de uma força que dependerá da porção do corpo que está imersa. ... Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo.
O empuxo é uma grandeza vetorial, medida em newtons, que aponta sempre na mesma direção e no sentido oposto ao peso do corpo imerso. De acordo com o princípio de Arquimedes, a força de empuxo sobre um corpo tem magnitude igual ao peso do fluido que foi deslocado devido à imersão do corpo.
Quando um corpo está totalmente submerso (Fig. ... 2) em um fluido (líquido ou gás) em equilíbrio, este exerce sobre o corpo uma força , denominada empuxo, cujo sentido é para cima, isto é, oposto ao sentido do peso do corpo.
Resposta. Afundam: Todos os materiais que possuem densidade maior que a água. ex: Pedra, vidro, feijão ( cru ), borracha ( grande), clips metálicos.. Boiam: ex: lápis, frutas, papelão, pedaços de isopor..
Então, se um objeto é mais denso que a água, ele afunda. Se a água for mais densa que ele, ele flutua. É por isso que a maçã flutua na água. Apesar de deixar dúvidas por ter um peso considerável, a fruta é menos densa que a água e tende a não afundar.
O segredo está no momento em que o líquido passa a ser sólido: nesse processo, a água ganha volume, ou seja, as moléculas se arranjam de um jeito diferente, criando um espaço maior entre elas. Com isso, o gelo fica menos denso do que a água líquida, permitindo que a pedra flutue.