Diferentemente do muco, os pelos ajudam a filtrar substâncias e organismos maiores, como insetos. Os cílios, que são menores e mais finos, fazem movimento de ondulação e ajudam o muco a filtrar partículas pequenas e levá-las em direção à faringe para que seja engolido.
O muco e os cílios presentes no nariz possuem a função de filtrar e também aquecer o ar respirado para que este chegue com o mínimo de impurezas possível aos pulmões. Por isto, é importante que a respiração seja feita pelo nariz e não pela boca, visto que a boca não possui esse aparato filtrador.
A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe.
Ele filtra, aquece e umidifica o ar inalado, além de captar diversos aromas. Saiba como lavá-lo direito para se proteger da rinite e de outros problemas.
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
A inflamação faz a mucosa do nariz inchar e criar mais fluido (muco) do que o habitual. Há várias causas possíveis para esta condição, incluindo infecções virais, poeira, alguns medicamentos, alguns distúrbios hormonais e as mudanças do tempo.
Sinusite bacteriana é uma infecção bacteriana dos seios da face (espaços ocos nos ossos da face ao redor do nariz). A sinusite bacteriana muitas vezes vem depois de uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Os sintomas mais comuns são nariz entupido e dor ou pressão na região ao redor do nariz.