Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
Tricart (1977) completa dizendo que a cobertura vegetal influencia no equilíbrio do ecossistema da seguinte forma: com processos de fotossíntese, absorção da radiação pelas plantas através da interceptação das gotas de chuva com o efeito da rugosidade, diminuindo assim, a velocidade do escoamento das enxurradas.
A vegetação rasteira principalmente segura a terra, literalmente a prende a água escorre por entre as raízes e se infiltra na terra, sem vegetação a água vai levando a camada mais rica em sais minerais e nutrientes, com isto as novas sementes não germinam e o solo fica descoberto.
A erosão começa pela desagregação do solo. É normalmente promovida pelo impacto da gota da chuva na superfície do solo desprotegido de vegetação ou pelas operações durante o preparo. As partículas pequenas e leves do solo (argila e matéria orgânica) são preferencialmente desprendidas pelo impacto da gota.
Resposta: Diante do processo de maior preservação das matas ciliares de um rio, sabe-se que os processos que serão evidentemente reduzidos são os seguintes: Salinização, compactação, além da erosão.
Resposta. Resposta: À medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui, o ar torna-se mais rarefeito e leve, exercendo, então, menos pressão sobre a superfície.
O que fazer para evitar a degradação do solo Plantio Correto: plantar em épocas chuvosas e escolher sementes de boa qualidade é fundamental para evitar a perda de nutrientes e aproveitar a infiltração da água, retendo a umidade e facilitando a adubação.
A retirada da cobertura vegetal das margens dos rios é a principal causa. O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
Resposta. Resposta:Se a vegetação dos morros e das margens dos rios fosse removida para dar lugar as construções seria a derrubada da proteção dos rios, que perderiam grande parte de seu volume, além do desencadeamento de um processo de Erosão.
Resposta: Sobre as consequências da retirada da mata ciliar, avalie as afirmativas a seguir: I) A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
Às margens dos rios, lagos, represas ou nascentes, a mata ciliar acompanha o tortuoso caminhar das águas. Assim como os cílios de nossos olhos - referência para o nome desse tipo de vegetação -, a cobertura nativa serve para garantir proteção. No caso das águas, contra o assoreamento.
A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração). ... Quando diminui a infiltração, necessariamente aumenta o escoamento superficial das águas das chuvas.
Um dos benefícios mais importantes da presença de áreas verdes nas cidades é que as árvores produzem oxigênio por meio do processo de fotossíntese, reduzindo gases de efeitos estufa ou ainda captando parte das partículas finas em suspensão no ar.
Resposta. A importância da cobertura vegetal para o solo pois protegem o solo dos fatores erosivos(chuva, vento, sol, etc) que retiram as partículas do solo deixando-o pobre em nutrientes. Quando o solo está coberto por vegetação a água da chuva chega com menos velocidade ao solo e não o "machuca".
Resposta. Parque urbano é uma área verde com função ecológica, estética e de lazer, no entanto, com uma extensão maior que as praças e jardins públicos. As áreas verdes são compreendidas por zonas arbóreas, como praças e parques urbanos.
Resposta. Resposta: Contribui para amenizar as altas temperaturas do planeta , evitar processos de erosão do solo e o assoreamento de rios . Além disso, captura gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis como o pétroleo .