Ou seja, quando encostamos as arcadas dentárias ou “trincamos” os dentes superiores (de cima) com os inferiores (de baixo) e se verifica que estes não fazem um contacto ou oclusão perfeita ou ideal. Isto é, “fecham” de forma errada (a oclusão, de certa forma não é efetuada de forma correta).
Já nos adultos o tratamento passa normalmente pela cirurgia ortognática ou cirurgia de mordida cruzada, sendo que esta operação permite o “reposicionamento” dos maxilares. Se a mordida cruzada ocorrer isoladamente num ou noutro dente separadamente, a correção poderá também passar pela colocação de prótese fixa.
Consequências da mordida cruzada “Isso reflete no desenvolvimento fonoaudiólogo, mastigação e respiração da criança. Posteriormente, na vida adulta, o desalinhamento pode trazer problemas como o bruxismo, fratura e perda de dentes, retração gengival e comprometimento das articulações da boca”, alerta.
Use analgésicos para aliviar o desconforto Se a dor foi muito forte, o uso de analgésicos como o paracetamol (Tylenol) pode oferecer algum alívio para o desconforto causado pelo aparelho. Não se esqueça de tomar depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio.
A manutenção do aparelho ortodôntico fixo ou "apertar" o aparelho consiste na ativação do arco (o fio que passa nos braquetes) para que continue a ter o alinhamento dos dentes. Não é somente trocar o fio e as borrachinhas, ou apertar o fio, o dentista ativa o arco para que os movimentos dos dentes continuem.