Na primeira consulta com o endocrinologista o médico deverá avaliar alguns dados importantes como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, idade para saber qual o risco que tem de sofrer com problemas cardiovasculares e irá indicar o tratamento necessário para chegar ao peso ideal.
O nutricionista é um profissional cada vez mais requisitado, já que a obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre 2006 e 2018, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde. O endocrinologista é o médico que estuda as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzidos.
O endocrinologista é o médico mais habilitado para acompanhar o paciente obeso no seu processo de emagrecimento. No início, o endocrinologista avalia se há uma causa para o ganho de peso e os riscos de mantê-lo para a saúde.
Para emagrecer é preciso entender um pouco mais sobre o papel do endocrinologista!
O que o endocrinologista faz A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais. O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo.
Muitos acabam procurando um endocrinologista para isso. Na verdade, o médico endocrinologista pode auxiliar no processo de emagrecimento quando a pessoa apresenta problemas de saúde que dificultam a perda do peso ou, até mesmo, o seu ganho. É o caso, por exemplo, de problemas hormonais como a tireoide ou obesidade.
O que o endocrinologista faz O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista. O endocrinologista trata, por exemplo: obesidade.
Remédio para emagrecer: os mais usados para perder peso
O especialista considera a prática de atividade física essencial para o emagrecimento, mas faz um alerta: exercícios aumentam a fome. “É possível emagrecer treinando ou comendo menos. Se controlar a ingesta [conjunto de alimentos ingeridos], garanto que a pessoa emagrece.
O médico nutrólogo é o profissional apto para prescrever remédios e suplementos para o controle dessas patologias e solicitar exames laboratoriais para elucidação diagnóstica (exames de imagem, eletrocardiograma, teste ergométrico, monitorização ambulatorial da pressão arterial, holter, exames laboratoriais que ...
Na consulta com Nutrologo, serão avaliados seus hábitos de vida, sua alimentação e também como está a sua saúde de forma geral e se vc possui alguma doença que esteja contribuindo com o excesso de peso. No meu consultório também faço avaliação corporal com Bioimpedancia.
Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos, quando necessário para tratar algum distúrbio ou doença.
Salário Médio de um Nutrólogo O Site Nacional de Empregos (Sine) aponta que a média salarial geral do nutrólogo é de R$ 8.
Para ser um nutrólogo, é preciso ter curso de graduação em Medicina, fazendo, depois da graduação, uma pós na área de Nutrologia Médica. A formação de bacharelado em Medicina tem duração média de 6 anos e a pós-graduação em Nutrologia dura mais 2 anos.
4x de R$ 31,50.
Caso ainda tenha dúvidas se a consulta com o nutrólogo serve para você, é interessante consultar um clínico geral e compartilhar suas queixas e dúvidas. Este médico pode passar o encaminhamento para o nutrólogo. Encontre um clínico geral ou médico nutrólogo no DrApp e agende online.
Por isso, a Nutrologia Pediátrica dá especial atenção às necessidades de desenvolvimento e maturação do organismo. Ela atuará na prevenção de doenças, na orientação alimentar e no tratamento de carências nutricionais, dificuldades alimentares, erros alimentares, obesidade entre outros.
Nutrologia Pediátrica é uma especialidade médica voltada para a Nutrição e suas diversas interfaces na criança, desde doenças (gastro, alergia, nefrologia), prevenção com orientação de alimentação saudável e tratamento de carências nutricionais, dificuldades alimentares, erros alimentares, obesidade entre outros.