As causas mais comuns para a necessidade de tratamento endodôntico de um dente são traumatismos, fracturas e cáries profundas e os sintomas variam de dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou calor e desconforto ao toque ou durante a mastigação.
Em virtude de a polpa dental estar circundada por paredes dentinárias rígidas, quando ocorrem a inflamação pulpar e, consequentemente, o aumento de volume desse tecido, há a compressão de fibras nervosas, gerando dor.
Pode até parecer óbvio, mas o primeiro passo para eliminar a dor de dente podre é sempre o mesmo: buscar ajuda profissional o quanto antes. “Ir ao dentista para realizar o tratamento do dente quando possível ou extração do mesmo é fundamental”, revela Rhianna.
A principal causa de infecção dentária é a bacteriana. “A má higienização causa um acúmulo de bactérias na cavidade oral que se organizam e formam o biofilme dental (placa bacteriana).
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.
Atitudes clássicas, como uso regular da escova, da pasta com flúor e do fio dental, além de enxaguatórios bucais indicados pelo dentista, são fundamentais para manter as bactérias sob controle. Outro conselho é seguir uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e carboidratos simples.
COMO LIDAR COM A HALITOSE
Passe o fio dental ou use escovas interdentais para remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes. Use uma escova de dentes manual ou elétrica com cabeça pequena e cerdas arrendondadas suaves e não se esqueça de limpar ao redor da linha de gengiva.
O passo a passo para uma gengiva saudável:
O aparecimento de bolha na gengiva é normalmente indicativo de infecção, sendo importante ir ao dentista para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado, que corresponde à melhora dos hábitos de higienização da boca, além do uso de antibióticos, em alguns casos.
Uso do gengilone é mais indicado para aftas ou mordidas nas bochechas. Feridas por algum trauma pequeno. Como há presença de pus, vá o mais depressa a um profissional com especialidade em Endodontia. Certamente se trata de uma infecção do canal radicular do dente prox a região da bolha.
A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.
Você pode esperar melhorias depois de alguns dias de tratamento para gengivite, mas pode demorar um pouco para que os sintomas desapareçam completamente. Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar.
Gengiva inchada e dolorida é um sinal claro de alguma inflamação na região, que pode ser causada por uma infecção, por alimentos presos na área e até devido ao uso de determinados medicamentos.
E para bloquear as dores, veja uma lista com as principais medidas terapêuticas: