Valores de referência do exame Os valores normais de referência para os níveis de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, mas normalmente são: Mulheres: entre 0,5 a 1,1 mg/dL; Homens: entre 0,6 a 1,2 mg/dL.
Durante a gravidez, a taxa de filtragem glomerular aumenta normalmente a até 150% da taxa normal, repicando aproximadamente na 13a semana da gravidez. Neste tempo, os níveis de uréia e a creatinina diminuem em conseqüência da excreção renal do aumento.
“Se a creatinina estiver elevada é porque a pessoa está com problema renal”. A creatinina é produzida pelo metabolismo proteico, através da renovação muscular. O excesso é eliminado pela urina e permanecerá no sangue se o rim não estiver funcionando.
Este exame é indicado principalmente para medir a função dos rins ou avaliar a quantidade de proteínas ou outras substâncias na urina, como sódio, cálcio, oxalato ou ácido úrico, por exemplo, como forma de identificar doenças dos rins e vias urinárias.
Hemoglobina positiva em exame de urina, significa que de alguma forma foram visualizadas células sanguíneas na sua amostra. Pode ser desde uma perda real de sangue pela urina até uma possível contaminação durante a coleta, seja por sangue menstrual, seja por alguma ferida no canal urinário ou próximo dele.