EQST

Como Interpretar O Artigo 139 IV Do CPC?

Como interpretar o artigo 139 IV do CPC?

O artigo 139, IV, do CPC/15 dispõe que cabe ao magistrado determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.

Qual a data de vigência do novo CPC?

1.

Como calcular a multa do artigo 523 do CPC?

523 do CPC/2015 será calculada apenas sobre o débito exequendo ou também sobre a multa de 10% (dez por cento) decorrente do inadimplemento voluntário da obrigação no prazo legal.

Como aplicar a multa do artigo 523?

523 do novo Código de Processo Civil, o pagamento do débito deve ser efetuado no prazo de 15 (quinze) dias contados do trânsito em julgado, e em não o sendo deverá ser acrescido de multa de dez por cento.

O que é o excesso de execução?

O excesso de execução ocorre quando há extrapolação dos limites do título executivo, ou seja, quando é executado valor maior que aquele deferido em juízo ao trabalhador. O artigo 743 do CPC lista as várias hipóteses em que isso pode acontecer.

O que é excesso ou desvio de execução?

Dispõe o artigo 185 da Lei de Execução Penal que “haverá excesso ou desvio de execução sempre que algum ato for praticado além dos limites fixados na sentença, em normas legais ou regulamentares”.

O que significa juntada de incidente de execução penal?

Quando houver desvio benéfico, caberá ao Ministério Público, atuando como fiscal da lei e da execução penal, requerer a instauração do incidente. ... A competência para decidir os incidentes de excesso ou desvio de execução penal é do juiz, consoante o disposto do art. 66, III, “f”, da LEP.

Qual a autoridade que concede indulto?

DECRETO Nº 3.

O que foi a concessão da anistia?

Você sabia que crimes já julgados podem ser perdoados pelo Estado? No Brasil isto ocorreu na década de 1970, após o fim da Ditadura Militar, quando foram absolvidos todos os que cometeram crimes políticos durante o período ditatorial. A este perdão se dá o nome anistia.

Quem pode conceder a graça?

“a graça é o perdão concedido pelo Presidente da República, favorecendo um condenado por crime comum ou por contravenção, extinguindo-lhe ou diminuindo-lhe a pena imposta. Ter-se-á o perdão, se a graça for individual, e o indulto, se coletiva.”

Como fazer um pedido de perdão de pena?

Art. 188. O indulto individual poderá ser provocado por petição do condenado, por iniciativa do Ministério Público, do Conselho Penitenciário, ou da autoridade administrativa.

Quais os principais elementos do Instituto da graça?

Graça é uma forma de extinção da punibilidade, prevista no Código Penal, em seu Art. 107, II. Conhecida como uma das integrantes das Clemências Soberanas, que são: Anistia, Indulto e Graça.

Pode conceder indulto?

O indulto só pode ser concedido "após condenação transitada em julgado, mas, na prática, têm sido concedidos indultos mesmo antes da condenação tornar-se irrecorrível". O indulto "apenas extingue a punibilidade, persistindo os efeitos do crime, de modo que o condenado que o recebe não retorna à condição de primário".

O que é o indulto coletivo?

O indulto coletivo pressupõe a verificação do atendimento aos requisitos objetivos (cumprimento de restante da pena aplicada), além dos requistos subjetivos ( bom comportamento carcerário, personalidade não ligada ao crime, primariedade, etc.)

Qual a natureza jurídica do indulto?

Indulto: Natureza jurídica de causa extintiva da punibilidade constante no art. 107, II do CP, deve-se observar que é um tipo de graça ( a graça seria um indulto individual e o indulto um tipo de graça coletiva); trata-se de uma decisão judicial que tem como juiz competente o Juízo das Execuções Penais (art.