Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
Por exemplo, uma mulher com valor de beta hCG de 3.
Os resultados do exame são: uma risca é negativo e duas riscas é positivo. Se a segunda risca aparece borrada, ainda é um sinal do que o exame deu positivo! Ela pode sair pouco firme devido a uma quantidade menor de hormônio beta-HCG, então o ideal é repetir o exame.
Como funciona: amarre sua aliança no fio, formando uma espécie de pêndulo. Em seguida, segure em cima da sua barriga, mesmo que você esteja no começo da gestação e ela ainda não esteja tão aparente. Se o pêndulo balançar em uma linha reta, para frente e para trás, é menino. Se fizer um movimento circular é menina.
Durante as 12 primeiras semanas de gravidez, não há grandes diferenças entre o feto masculino e o feminino. Nesse período, o bebê se desenvolve na barriga da mãe, partindo de uma única célula, que se multiplica e se transforma em estruturas fetais, criando tecidos, órgãos e sistemas.
O cansaço e o sono excessivo surgem no primeiro trimestre, não tendo, em um primeiro momento, nada a ver com o peso do feto ou com o tamanho da barriga. O cansaço e o sono têm origem nas alterações hormonais e fisiológicas que o corpo da mulher começa a sofrer já nas primeiras semanas de gestação.
Abaixo encontra-se uma lista de dicas para manter o peso durante a gravidez:
É normal a perda de peso no começo da gravidez? Dr.: Sim. O processo de adaptação à gravidez varia para cada mulher. É relativamente comum perder peso nas primeiras semanas, especialmente devido a náuseas ou falta de apetite.
Os exercícios físicos podem levar à perda de peso durante a gestação. Mas essa prática precisa sempre ser recomendada pelo obstetra, com o cuidado redobrado para as gestantes obesas ou com sobrepeso....Algumas modalidades que costumam ser muito indicadas pelos especialistas são:
O que comer para controlar o peso Para controlar o peso, a mulher deve fazer uma dieta rica em alimentos naturais e integrais, dando preferência a frutas, legumes, arroz, macarrão e farinha integral, leite e derivados desnatados e carnes magras, consumindo peixes pelo menos 2 vezes por semana.
Não existe, entretanto, razão para alarme. Os dados revelam que a exposição fetal à sibutramina não determinou qualquer aumento de risco de malformações congênitas, embora a redução de peso materno durante a gravidez já tenha sido associada a defeitos do tubo neural.
Os principais exercícios que podem não ser recomendados durante a gravidez são:
Ótimos exemplos de exercícios para praticar na gravidez são:
Toda mulher sem contraindicação médica pode e deve ser fisicamente ativa durante a gravidez. As gestantes precisam fazer 150 minutos por semana de exercícios físicos em intensidade moderada para obter benefícios. Esse tempo tem que ser dividido em pelo menos três dias da semana.
Gestantes e mulheres no pós-parto , na maioria das vezes, podem sim fazer exercícios de agachamento. Porém, é importante saber que se tratam de duas fases de maior risco para o sistema musculoesquelético da mulher e também para o assoalho pélvico.
"De forma geral, qualquer exercício, que não tenha risco de queda, a grávida pode fazer, desde que ela esteja respeitando as condições do seu corpo", afirma Fernanda Surita.
Tanto as grávidas sedentárias quanto as que costumam se exercitar podem praticá-los em qualquer fase da gestação. E o melhor é que dá para começar de modo leve e ir avançando à medida que o corpo vai ganhando elasticidade.
No primeiro trimestre, a grávida pode experimentar sintomas como náuseas, cansaço, mudanças de humor e rigidez nos seios. Em geral, quem já pratica exercícios regularmente pode continuar com sua rotina normal, seja aeróbica, natação, corrida ou academia. No entanto, não é recomendado aumentar a intensidade do treino.