Em Porto Alegre, a primeira operação cardíaca foi realizada, em junho de 1951, pelo Dr. José Carlos da Fonseca Milano. A operação realizada foi a ligadura de um Canal Arterial em paciente de 17 anos.
Em 3 de dezembro de 1967, o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard fazia o primeiro transplante de coração humano. O paciente só sobreviveu 18 dias, morrendo de infecção. O coração de uma pessoa morta palpitou pela primeira vez no peito de outro ser humano às 5h25 de 3 de dezembro de 1967, na África do Sul.
Cirurgião Christiaan Barnard foi o primeiro a fazer a cirurgia no mundo em 3 de dezembro de 1967, na África do Sul.
O paciente ´´Louis Washkansky`` era um homem sul-africano que recebeu o primeiro transplante de coração humano do mundo, e o primeiro paciente a recuperar a consciência, após a operação viveu por 18 dias e pôde falar com sua esposa e repórteres.
Portanto, tudo era feito de forma brutal e sem qualquer ajuda de remédios. Em suma, os cirurgiões cortam os pacientes, quebravam ossos, retiravam órgãos e costuravam artérias, como hoje em dia. Contudo, essas pessoas permaneciam completamente conscientes.