O COSTUME Nas plantações os lavradores costumam fincar, numa estaca, uma caveira de boi, pois acreditam que afasta mau-olhado e resguarda a plantação contra as pragas, as geadas, as inundações, enfim, afugenta da lavoura todas as ameaças.
Coloque o crânio de molho durante 48 horas na água usando uma pequena quantidade de água oxigenada. (durante esse processo os dentes caem, guarde-os). Depois de seco, pode-se deixá-lo ao sol por alguns dias. O sol é um ótimo alvejante natural.
Use uma faca de açougueiro e bisturi para remover o máximo do pelo, pele e músculos possível. Corte os tendões e nervos. Retire e raspe os tecidos. Mantenha as lâminas afiadas longe do crânio para evitar danos.
A carne da cabeça é utilizada para a produção de embutidos. O miolo, para quem tem um paladar mais exótico, é consumido na culinária, e das glândulas extraem-se hormônios para medicamentos. Do osso da cabeça é fabricado ração e adubo.
O buraco, com cerca de 70 centímetros de profundidade e 60 de diâmetro para cada cabeça, é pré-aquecido com lenha durante cerca de oito horas. A brasa então é retirada e a lata com a cabeça é colocada no buraco. Para vedá-lo, a brasa é colocada por cima e coberta com terra.
Cabeça do boi gordo à vista custa em média R$ 124,70, em Rondônia | Rondônia | G1. Confira a cotação de alguns produtos agrícolas em municípios do estado. Valores se referem a preços pagos diretamente ao produtor, segundo Emater.
Coloque o crânio em um tonel e cubra-o com água morna. Deixe-o de molho por, pelo menos, 12 horas. Isto deixará o tecido cerebral solto e facilitará a remoção.