3 Diagnóstico Clínico: Critério de Fumante e de Dependência Física à Nicotina: É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995).
O cálculo da carga tabágica é realizado pela multiplicação do número de maços fumados por dia pelo número de anos de tabagismo. Por exemplo, uma pessoa que fumou 40 cigarros por dia (2 maços) por período de 30 anos possui uma carga tabágica de 60 anos-maço (2 x 30).
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.
substantivo masculino e feminino Pessoa que fuma; quem tem o vício de fumar. adjetivo Que possui o vício de fumar, de ingerir substâncias ou aspirar o fumo de cigarros, charutos: é um médico fumante.
O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.
A prevenção individual cabe principalmente à pessoa que fuma. Idealmente, ela deveria parar de fumar. Se isto for impossível ela deve, pelo menos, fumar à distância das demais pessoas, de preferência em locais abertos. Os não-fumantes, por seu turno, devem evitar a companhia frequente de fumantes.
Quando a pessoa começa um namoro ou casamento com um fumante, precisa ter consciência que esta é uma característica da pessoa que não vai mudar e não deve ser motivo para futuras brigas. No passado, o cigarro já foi sinônimo de elegância e status social, sendo por um período um atrativo no processo de conquista.
“Fumar causa irritação na mucosa do nariz, da boca e da laringe. Entre os diversos problemas nessas regiões do organismo, o fumante pode desenvolver halitose, rouquidão ou, até mesmo, câncer na laringe, para citar apenas alguns”, alerta o Dr.
Provavelmente sim, uma possibilidade que justifique o aumento das suas dores de garganta após aumentar a convivência com uma pessoa fumante seria uma piora da sua rinite alérgica. Essa é uma doença com diagnóstico prioritariamente clínico, que pode ter suas crises desencadeadas pela exposição à fumaça de cigarro.
Muitas vezes a dor de garganta é um sintoma de infeção na garganta, no entanto há outros fatores que podem provocar irritações na garganta, causando inchaço e vermelhidão. Estes fatores incluem o fumo do tabaco, a poluição, o esforço da voz ou mesmo alterações de temperatura.
7 formas de aliviar a garganta irritada