As linhas de força são um artifício muito útil criado por Michael Faraday para inspecionar o sentido do campo elétrico produzido por uma ou mais cargas elétricas. Uma linha de força é uma linha imaginária desenhada de modo que sua tangente em qualquer ponto aponte no sentido do vetor do campo elétrico naquele ponto.
Para medir o campo elétrico em uma posição do espaço, colocamos uma carga positiva, chamada de carga de prova q0, e medimos a força elétrica que atua nessa carga.
A intensidade do campo elétrico gerado por uma carga Q pode ser calculada pela equação: ... d = distância entre a carga Q e o ponto P. A direção e o sentido do campo elétrico dependem do sinal da carga que gera esse campo. Se Q > 0, o campo elétrico é de afastamento, e se Q < 0 o campo elétrico é de aproximação.
Para determinar a existência de um campo elétrico, devemos colocar uma carga de prova eletrizada na região do espaço em que há um campo elétrico, dessa forma verificaremos que tal carga fica sujeita a uma força elétrica ( ), como mostra a figura acima.