A cirurgia que é feita, para os tumores benignos, pode ser a retirada apenas do cisto (cistectomia) com a preservação do tecido ovariano sadio; ou a ooforectomia, que é a retirada de todo o ovário acometido.
Em ginecologia, o termo massa anexial (MA) refere-se a alguma estrutura conectada ao útero, ou seja, os ovários, as tubas uterinas, os ligamentos redondos e os resquícios embrionários dos ductos de Wolf.
Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.
A laparoscopia ginecológica é um processo cirúrgico moderno e seguro que pode auxiliar no diagnóstico e combate de doenças do trato reprodutor feminino. Ela é recomendada principalmente em casos de mioma, endometriose, cistos ovarianos, gestações ectópicas, inflamações pélvicas e câncer.
A videolaparoscopia pode ser feita apenas para diagnosticar doenças já suspeitadas pelo médico, ou para executar o que for necessário para um tratamento, seja retirada de órgão ou parte dele. É considerada um dos maiores avanços tecnológicos do último século.
Para a realização de cirurgia de pedras na vesícula ou colecistectomia, realizada por videolaparoscopia (laparoscopia), ou cirurgião geral ou o cirurgia do aparelho digestivo são os profissionais capacitados.
Os médicos especialistas são chamados gastrenterologistas. Algumas doenças que podem necessitar de intervenção desta especialidade são a litíase biliar (“pedras” na vesícula biliar), úlceras gástricas e duodenais, hepatite e cirrose, cancro do esófago e do estômago, etc.
Gastroenterologia é a especialidade médica que cuida das doenças do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo).
O ultrassom, geralmente é o mais comum para detectar a pedra na vesícula. Porém, há a possibilidade de fazer exames como a ressonância magnética ou ainda a tomografia computadorizada.
Hepatologista. É o médico especializado em tratar as doenças que afetam o fígado, vesícula e vias biliares. Este profissional é capacitado para identificar as doenças hepáticas, identificar a causa e orientar o melhor tipo de tratamento, seja com remédios ou com cirurgia.