"A ação é muito rápida e quando passa pode desencadear depressão e a necessidade de voltar a usar", disse o médico. "A cocaína aumenta a freqüência cardíaca, a pressão arterial e pode causar inclusive um infarto. Pode gerar sérios danos à estrutura física do atleta porque coloca o corpo em intensa atividade.
As classificações dos dopings são:
O teste é feito com urina, aproximadamente 65 mL, uma vez que é pela urina que são eliminadas substâncias tóxicas ao organismo. Para fazer o exame, o atleta é encaminhado para o controle de doping, onde fará a coleta da urina na presença de um responsável do evento de mesmo sexo, para que não haja fraude na coleta.
Basicamente, o teste antidoping tem como objetivo analisar se o atleta (lutador, jogador de futebol ou de qualquer outra modalidade) está utilizando substância ilícitas para competir, que dariam a ele algum tipo de vantagem competitiva. ... Os exames antidoping podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora.
Como são realizados os controles nos competidores? A partir de amostras de urina ou sangue do atleta. Os exames de urina são normalmente usados para detectar tipos de hormônios sintéticos que melhoram a performance esportiva. Já os testes de sangue são adotados para a detecção de outros tipos de substâncias proibidas.
1 - É feita por exame chamado Anti - Doping, é coletada a urina do jogador e enviado para um laboratório para fazer a análise para ver se tem ou não substâncias proibidas é analisado o pH e na fase analítica é usada o processo de cromatografia (separa substâncias) e em seguida ás frações é enviadas ao espectrômetro, ( ...
A Agência Mundial Antidoping (Wada) é responsável pela coordenação da luta contra o uso de substâncias ilegais. Esse controle tem cinco fases: seleção dos atletas, notificação do esportistas, coleta de amostras, análise e gestão dos resultados.
A punição mais grave de um atleta brasileiro pego no exame antidoping aconteceu com Rebeca Gusmão, que foi banida do esporte profissional. A nadadora testou positivo para a substância testosterona, em um exame realizado em julho de 2007, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
O objetivo do controle antidoping é impedir o uso de substâncias e métodos prejudiciais à saúde com o objetivo de melhora no desempenho, garantindo o direito dos atletas a uma competição justa e limpa.
Pode levar ao coma e à morte. Há ainda a corticotrofina, que produz euforia, e o hormônio EPO (eritropoietina), que aumenta a produção de glóbulos vermelhos, elevando o rendimento dos competidores em atividades de média e longa duração. Pode dar hipertensão arterial, convulsões, trombose e problemas renais.
Resposta: Somente os laboratórios credenciados pela WADA - World Anti-doping Agency - são aptos a fazer o exame antidoping. Todos os atletas são submetidos ao teste sem serem avisados previamente.
Micro-dosagens conseguem burlar os exames anti-doping! O mais importante estudo do Doping já realizado no mundo! ... Uma reportagem no Canal France 2 demostrou como o Passaporte Biológico da UCI pode ser burlado com micro-doses de EPO, Hormônio do crescimento (HGH), transfusões de sangue e corticóides.