Arteriosclerose é um termo abrangente usado para designar doenças degenerativas das paredes arteriais. Aterosclerose: O aumento do nível de gordura no sangue é uma das principais causas de aterosclerose.
Fisiopatologia. As estrias de gordura são a lesão mais precoce visível na aterosclerose; representam o acúmulo de células espumosas contendo lipídios na camada íntima da artéria. A placa aterosclerótica é a característica da aterosclerose; é uma evolução da estria gordurosa e tem 3 componentes principais: Lipídios.
Patogenia da aterosclerose: 1) Lesão endotelial: causa aumento da permeabilidade vascular, adesão de leucócitos e trombose. Pode ser induzida por: desnudamento mecânico, forças hemodinâmicas, deposição de imunocomplexos, irradiação ou substâncias químicas, resultando em espessamento da íntima.
Resumo As placas de ateroma são manifestações da aterosclerose caracterizadas pelo acúmulo focal de lipídios, hidratos de carbono, sangue e produtos sanguíneos, tecido fibroso e depósito de cálcio na camada íntima da artéria.
A placa aterosclerótica inicia sua formação quando há uma agressão ao endotélio da artéria. Essa agressão pode ocorrer por diversos fatores, tais como pressão alta, uso de cigarro e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Cardiomegalia significa que o coração esta maior que o normal. Nesse caso, coração grande não é elogio! Quando esse órgão aumenta de tamanho, ele perde força.
Se você está no grupo de risco para doenças cardiovasculares e quer evitar as doenças do coração, confira as dicas a seguir.