A superfície de contato é um fator que influencia na rapidez de uma reação química. Nos Sólidos, as reações químicas começam na superfície externa para depois alcançarem seu interior. A superfície externa é a que propicia o contato direto entre os reagentes.
Uma reação química ocorre em virtude das colisões entre as partículas da superfície do material, assim, quanto maior for a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior será a taxa de desenvolvimento da reação e vice-versa.
Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação. ... Lembre-se de que toda reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária.
É a área de um determinado reagente efetivamente exposta aos demais reagentes. Sabemos que as reações para ocorrer dependem do contato entre as substâncias reagentes; assim quanto maior a superfície de contato, maior será o número de colisões entre as partículas e consequentemente maior será a velocidade da reação.
Superfície de contato A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
Em temperatura constante, o aumento da pressão em um sistema é diretamente proporcional ao aumento da velocidade das transformações químicas. Isso acontece porque, ao elevar a pressão, o volume diminui e as moléculas dos reagentes se aproximam, aumentando a probabilidade de ocorrer colisões entre elas.
Observe que, com o aumento da temperatura, ocorre um aumento da energia cinética média das moléculas, havendo uma distribuição dessa energia. Isso faz com que haja mais moléculas com energia suficiente para reagir, o que acarreta no aumento da velocidade da reação.
As mudanças do estado físico provocadas pelo aumento da temperatura são: A FUSÃO, A VAPORIZAÇÃO E A SUBLIMAÇÃO. Fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Essa transformaçaão ocorre de duas maneiras: pela evaporação e pela ebulição.
Quando diminuímos a temperatura, o vapor de água, quando atinge 100ºC, começa a passar para o estado líquido. Essa mudança de estado é chamada de liquefação ou condensação. ... Essa mudança do estado líquido para o sólido é denominada solidificação. Existe ainda outra mudança de estado físico, que é a sublimação.
Alguns estão no estado liquido como o Bromo e mercurio, então quando aquecido vão para o gasoso. os que necessitam de calor vaporizam ou evaporam.
A temperatura influencia diretamente no estado físico de uma substância pelo fato de que atua modificando o grau de agitação das moléculas constituintes. Como sabemos, a temperatura modifica o grau de agitação das moléculas, sendo assim, quanto maior a temperatura maior a distancia entre as moléculas adjacentes.
Resposta: A temperatura é a responsável por designar o estado físico das substâncias. Do estado sólido para o estado líquido, que ocorre com o ganho de energia térmica, recebe o nome de fusão. Do estado líquido para o estado gasoso, que acontece com o ganho de energia térmica, recebe o nome de ebulição.
À pressão normal (1atm), a água entra em fusão a 0 °C e em ebulição a 100 °C. As moléculas de água a -1 °C encontram-se em estado sólido e a 0 °C ocorre a mudança (ponto de fusão) de gelo a 0 °C para água a 0 °C.
Estados da matéria Estado líquido: forças de coesão menos intensas entre as suas partículas, mas ainda apreciáveis; forma variável (na presença de forças externas) e volume bem definido. Estado gasoso: forças de coesão extremamente fracas entre as suas partículas; não apresenta forma nem volume definidos.
líquido - este estado mostra que a matéria contém as moléculas estão mais separadas (com boa quantidade de movimento envolvida). ... gasoso - este estado mostra que as moléculas estão completamente separadas (tem ainda mais capacidade de movimentação).
Estado sólido
Em resumo: no estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas. No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como ebulição).
Resposta. Explicação: A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. ... Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
Como vimos, uma substância no estado sólido tem suas moléculas mais próximas umas das outras, mais "aglomeradas". Quando aquecemos uma substância estamos aumentando a energia cinética das moléculas, fazendo com que elas fiquem mais agitadas.
No estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore ou o gelo (água em estado sólido).