Sujeito: Quem é que ouviu? Resposta: As margens plácidas do Ipiranga; sujeito simples, pois apresenta um só núcleo: margens. Verbo transitivo direto: ouviu, pois quem ouve, ouve algo/alguém. Objeto direto: o brado retumbante de um povo heróico, pois as margens ouviram o quê?
Não há porque não há, porque o texto oficial é "as margens", sem acento. O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga".
Há quem diga que quem ouviu não aparece no hino, é um “ouviram” geral, todo mundo e ninguém em particular, o famoso “sujeito indeterminado” da língua portuguesa. Outros juram que é o “povo heroico” do terceiro verso, que ouviu o “brado retumbante” de Dom Pedro I.
Resposta: Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.
Brado retumbante significa grito estrondoso. ... De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante".
A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I. E foi ouvido o grito forte do valente povo brasileiro. Nesse instante, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhou em raios intensos.
O que é Ipiranga: Ipiranga é o nome de um rio localizado na cidade de São Paulo. O nome teve sua origem nos índios Guaianazes que habitavam as margens do rio. ... A primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro, faz referência ao Riacho do Ipiranga, quando diz: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”.
Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, ... Explicação: Essa parte diz que o povo brasileiro conseguiu conquistar a igualdade com muita luta e, por isso, somos capazes de morrer pela liberdade.
Resposta. Resposta: O que é Mãe gentil: Além de referir-se à uma mãe que apresenta o conjunto de características que consideramos de pessoas gentis, essa expressão, em um sentido mais abstrato, pode se referir por analogia à pátria brasileira.
Significado de Plácidas adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas. Com doçura, suavidade, gentileza; suave.
Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE! BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais.
Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional após sua execução? O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. ... Dessa forma, os aplausos ficam a critério dos que estiverem presentes à cerimônia em que o Hino tenha sido executado.
Isso porque as dúvidas e as confusões nesse particular são recorrentes e persistem. No entanto, não existe nenhuma norma ou regra que proíba ou exija o aplauso depois que o hino for tocado. O que se tem de legislação a respeito está escrito na Lei 5.
É de suma importância dizer que o Hino Nacional representa a história do Brasil, exaltando os fatos que ocorreram no país, simboliza também as lutas e traz uma identidade do povo brasileiro.
Como consequência, a falta do costume em cantar o hino nacional e o uso da bandeira como fim político. Desta maneira, o hino do Brasil é colocado antes dos jogos para que o público cante, celebre.
Resposta. Cara, ali pelo século XIX (19), os países introduziram a prática de cantar o próprio hino, com a intenção de apontar o amor a pátria, uma de forma de contar um pouco da história de cada lugar e homenagear os ''heróis''.
Sem dúvida, a “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, é um dos mais emblemáticos poemas da fase inicial do romantismo. ... Curioso notar que dois versos da Canção do Exílio são mencionados no Hino Nacional Brasileiro, composto em 1822: “Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida, (no teu seio) mais amores”.
Hino 7 de Abril
O hino mais antigo do mundo é Wilhelmus, da Holanda, composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência holandesa) e usado ainda hoje como canção oficial do país.
13 de abril de 1831
Francisco Manuel da Silva
Recentemente, o tradicional jornal Marca, da Espanha, promoveu uma pesquisa popular para descobrir qual o hino - ou música - de futebol mais emblemático e bonito do mundo. Resultado: o Sevilla acabou sendo o grande vencedor.
Influenciado por militares e jornalistas, o presidente Deodoro da Fonseca decidiu que o velho Hino Nacional seria mantido — mas só a melodia, sem a letra. Durante as três primeiras décadas da República, o Hino Nacional foi destinado a ser apenas ouvido, e não cantado.