substantivo masculino Indivíduo que gasta dinheiro em excesso; esbanjador. adjetivo Que gasta em excesso; que esbanja, falando especialmente de alguém; dissipador, gastador: herdeiro perdulário.
Provérbio árabe: Não diga tudo o que sabe, porque quem... não acredite em tudo o que ouve, porque quem acredita em tudo o que ouve, muitas vezes julga o que não vê; não gaste tudo o que tem, porque quem gasta tudo o que tem, muitas vezes gasta o que não pode.
Certamente, a base de toda a desorganização financeira e dos problemas dela resultantes está em não cumprir um princípio elementar: gastar conforme o que ganha. Quem gasta mais só consegue uma coisa: dívidas e mais dívidas e, a médio ou longo prazo, a ruína financeira.
"Quem gasta o que tem, é cristão; quem gasta o que não tem, é ladrão." "Quem gasta menos do que tem, é prudente; quem gasta o que tem, é cristão; quem gasta mais do que tem, é ladrão." "Quem gasta sem discorrer, não se lembra que há-de morrer e que herdeiros há-de ter."
O problema geral constatado foi o elevado número de famílias com o orçamento acima dos ganhos, na faixa de 37% e mais da metade, 55%, gastam o salário todo antes do final do mês. Para 20% das famílias algumas despesas estão impossíveis de arcar, como os seguros (carro ou casa) e planos de saúde.
Cuidado! Você já deve ter passado por isso em algum momento ou, talvez, já ter ouvido alguma história do tipo: os rendimentos aumentaram, mas os gastos também; o salário cresceu, mas as “necessidades” também se multiplicaram.
5 dicas para economizar dinheiro e gastar menos do que se ganha
Aborde o assunto mais cedo que puder Além disso, ele informa que ambos os parceiros devem se envolver nas finanças da família, a fim de reduzir os gastos compulsivos. Verificando todas as faturas de crédito e extratos de contas em conjunto podem ajudá-lo a evitar compras às escondidas.
1. Impondo limites. Caso seu esposo ou esposa priorize as vontades e opiniões dos demais familiares colocando as suas em segundo plano, procure entender, não exigir. Tente descobrir as razões, explique como se sente e demonstre que na sua vida ele vem primeiro e que gostaria que fosse recíproco.
Outra maneira para se dar bem com a família do seu cônjuge é pensar em quem você tem ao seu lado, e não em si mesmo o tempo todo. Isto quer dizer que se você tem que ir almoçar com seus sogros, faça-o pela felicidade do seu cônjuge. Será um detalhe que ele/a provavelmente valorizará.
"Não gostar da família do parceiro apenas representa um problema quando não se sabe lidar com as diferenças", diz Ivana. Quando as coisas não vão bem entre a família e o parceiro, o caminho, segundo a psicóloga, é tentar se colocar no lugar dele e entendê-lo.
Quando os pais não aceitam o relacionamento pode criar uma tensão constante entre os dois, tente perceber porque não apoiam a relação, converse com a sua sogra (se possível) e descanse-a em relação a alguma preocupação que tenha.
Mantenha a pessoa falando sempre que algo negativo surgir. Questionar os pensamentos dela fará com que ela os explore ainda mais. Não criticar o relacionamento também fará com que as coisas fiquem ainda melhores. Se vocês terminarem juntos, ninguém poderá indicar que você sabotou o relacionamento anterior.