A polpa de celulose, ainda com alto teor aquoso, passa por uma máquina chamada mesa plana, que transforma essa polpa úmida em uma grande folha contínua e lisa sobre uma esteira rolante. Essa folha passa por rolos de prensagem e secagem com ar quente, que retiram o excesso de água, compactam o papel e alisam a folha.
Cadeia produtiva: 4 dicas para a gestão de matéria-prima
O CONCEITO DE CADEIA PRODUTIVA
As cadeias Globais A Globalização é muito mais recente que internacionalização porque implica na integração e coordenação de atividades internacionalmente dispersas. O capital comercial e industrial tem promovido a globalização estabelecendo dois tipos distintos de redes econômicas internacionais.
Conjunto de regras e normas que regem o relacionamento entre os agentes de uma cadeia produtiva. Cada agente é dependente dos procedimentos do anterior e dele dependem os procedimentos seguintes.
Resumindo a Cadeia da Agroindustrial, temos: fornecedores de matérias-primas - que, em grande parte, são representados pelos agricultores familiares. agroindústrias - que fazem a transformação das matérias-primas (de origem animal e vegetal) em bens de consumo. Exemplo prático: a transformação do leite em queijo.
É uma parte de uma ou de várias cadeias produtivas envolvendo as estratégias e atividades de planejamento, movimentação e armazenagem de materiais desde a matéria-prima até o produto final; enquanto a cadeia produtiva refere-se a estrutura geral do segmento de mercado.
Conceito. Por meio do contrato de integração agroindustrial, uma indústria processadora (integradora) pode deslocar uma parte de sua produção para que um terceiro (produtor integrado) a realize segundo seus padrões de qualidade.
O conceito de sistema agroindustrial (SAG) tem em sua essência a noção de conjunto, a visão do todo, de que as indústrias de insumos, produção agropecuária, indústrias de alimentos e o sistema de distribuição apresentam relações de dependência entre eles.
Conforme visto anteriormente, ao contrário do COMPLEXO AGROINDUSTRIAL, uma cadeia de produção é definida a partir da identificação de determinado produto final. Após esta identificação, cabe ir encadeando , de jusante a montante, as várias operações técnicas, comerciais e logísticas, necessárias a sua produção.
O commodity system approach (CSA) desenvolvido nos Estados Unidos, na década de sessenta tinha como premissas o enfoque de uma matéria-prima especifica, estrutura de explicação com base nos conceitos de teoria sistêmica, além é claro das matérias-primas serem commodities.
A análise de Filière e a commodity system approach são muito semelhantes entre si,principalmente em relação ao papel da tecnologia e ao tratamento sistêmico da cadeia. Porém, a analise de Filière utiliza-se de um ponto de partida diferente daquele utilizada pela CSA.
2. Como a noção de cadeia de produção agroindustrial pode ser utilizada para estudar as inovações tecnológicas no SAI ? ... Cadeia de Produção Agroindustrial Segundo Morvan apud Batalha (1997) uma cadeia de produção pode ser entendida como um encadeamento técnico, econômico ou comercial, entre as etapas de produção.