O empreendedorismo social é caracterizado pela criação de produtos e serviços que tem o foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação, violência, saúde, alimentação, meio ambiente, etc.
Os empreendedores sociais são motivados por promover o bem estar da sociedade, tendo assim, uma missão social. ... Outra característica importante da responsabilidade social, é que ela visa agregar valor estratégico ao negócio, atender expectativas do mercado e da percepção da sociedade e consumidores.
Empreendedorismo social diz respeito à criação de empresas que geram lucro e, ao mesmo tempo, oferecem produtos e serviços para a qualidade de vida da população. Um empreendedor social é aquele que apresenta e desenvolve soluções inovadoras para atender aos problemas sociais.
Estruturar com rigor o projeto
O empreendedorismo social difere do empreendedorismo propriamente dito em dois aspectos: não produz bens e serviços para vender, mas para solucionar problemas sociais, e não é direcionado para mercados, mas para segmentos populacionais em situações de risco social (exclusão social, pobreza, miséria, risco de vida).
O empreendedor social cria empreendimentos com missão social, ou seja, negócios lucrativos mas que tem como principal objetivo resolver problemas sociais. O empreendedor convencional visa sempre o lucro e o sucesso individual ou da empresa, mesmo que seu produto cause problemas sociais (como na indústria bélica).
Quais os principais tipos de empreendedorismo?
Os 9 perfis mais comuns de empreendedores