Dotado de uma organização e foco invejável, o número 40 simboliza toda a disciplina e o controle um número só. Com grande tendência ao metodismo, pode irritar as pessoas que estão ao seu redor e fazer com seja incompreendido pelos demais.
E na vida real como você tem encarado a chegada dos 40 anos? Na bíblia, temos o número quarenta citado diversas vezes como representação de força, conhecimento, superação e sobretudo experiência.
A Bíblia nos diz que: “Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.” (1 Rs 19,7-8). A força de Deus, sobretudo pela Eucaristia, nos dá ânimo para vencer qualquer quarentena da vida!
Deus desejou destruir Israel e tornar Moisés em uma nação ainda mais poderosa (Deuteronômio 9:14), mas Moisés – sendo um bom mediador – jejuou outros 40 dias pelos pecados de seu povo.
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Quem foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites? Jesus (Mateus 4), Elias (I Reis 19:8) e Moisés (Deuteronômio 9:9).
A Tentação de Cristo é um episódio da vida de Jesus relatado nos evangelhos sinóticos (Mateus 4:1-11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13) no qual, após ter sido batizado por João Batista, Jesus jejuou por quarenta dias e noites no deserto da Judeia. Durante este período, o Diabo apareceu para tentá-Lo.
COMO FAZER O JEJUM DE 40 DIAS
A prática mais comum é: exceto água, café e chá (sem adoçar) – tudo o mais pode quebrar o jejum. 2. O que comer após o JI? Primeira coisa é não terminar o JI e – compulsivamente- buscar alimento.
Essencialmente, o jejum intermitente é um tipo de plano alimentar que envolve períodos de jejum – durante os quais você pode consumir apenas água, café e chá – e comer em certos períodos de tempo.
O método de jejum completo: não comer nada durante um dia inteirinho, 24 horas! A prática pode ser repetida até duas vezes na semana. Nos demais dias, a dieta deve ser equilibrada. O método 5 por 2: durante dois dias da semana (não podem ser consecutivos), você pode comer no máximo 600 calorias por dia.