Supraclavicular - Na altura ou caudal à clavícula, lateralmente à artéria carótida comum. Retrofaríngeo - Supra-hióideo, medialmente às artérias carótidas internas (difícil acesso ultra-sonográfico). O rastreamento dos linfonodos cervicais exige avaliação metódica desta região pelo ultra-sonografista.
A causa mais provável de um nódulo palpável no pescoço é um gânglio linfático, (ou linfonodo), aumentado devido a alguma infecção ou inflamação da região da cabeça ou pescoço, como infecções da pele, amigdalite ou infecções dentárias por exemplo.
Os linfonodos inchados quase sempre são sinal de uma infecção perto da região, no entanto, existem alguns casos em que esse inchaço pode ser sinal de câncer e, a única forma de ter a certeza consiste em consultar um clínico geral para fazer exames, como exame de sangue, biópsia ou tomografia, por exemplo.
Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes. Alterações desse padrão podem sugerir causas de linfadenopatia.
De forma mais ampla, eles podem ser agrupados em dois tipos. Os agressivos geralmente apresentam crescimento mais acelerado e podem levar ao óbito mais rapidamente se não tratados, embora reajam melhor ao tratamento. Já os indolentes têm crescimento lento, desenvolvendo-se ao longo de anos.
Exames de sangue Hemograma completo. Determina os diferentes níveis das células sanguíneas. Em pacientes já diagnosticados com linfoma, a baixa contagem das células sanguíneas pode significar que o linfoma está crescendo na medula óssea e que já está afetando a formação de novas células sanguíneas.
O hemograma só se altera no linfoma quando a doença infiltra a medula óssea (ou seja, estadios mais altos, mais observados em linfomas indolentes, de crescimento lento). Neste caso, se observará linfocitose (aumento dos linfócitos) e redução de uma ou mais linhagens mielóides (anemia, neutropenia e plaquetopenia).
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
Exames como hemoglobina/hematócrito (Hb/Ht), eritrograma, leucograma e contagem de plaquetas foram substituídos pelo hemograma completo automatizado com contagem diferencial de leucócitos em cinco tipos – neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos – sendo realizado em menos de um minuto em analisadores ...
Hemograma Este é o famoso exame de sangue completo, solicitado para a avaliação da quantidade, do volume e da atividade dos três tipos de células que compõem este tecido: Hemácias ou glóbulos vermelhos: diagnóstico de anemias.
Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.
Quais são os principais exames ginecológicos solicitados pelos ginecologistas?
Lista de exames de um check up completo
Seja para efetuar um diagnóstico ou para cumprir protocolos de avaliação rotineira em grupos de pacientes, os médicos lançam mão de exames complementares, uma das rotinas mais frequente no dia-a-dia do consultório médico....Como seria sua Prática Diária?
Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.