Descartada a hipótese de doenças, o mais provável é que a mordida de hamster é perigosa e seja resultado de uma socialização inadequada. Nesse caso, é preciso fazer uma “treinamento” para acostumar o hamster ao contato com você e sua família.
Ter um hamster de estimação é uma ótima alternativa para quem quer um bichinho que não demanda muitos cuidados, não tem muitos gastos e ainda se acomoda em pequenos espaços. Apesar de ter que viver dentro da gaiola, o roedor pode ser solto na hora das brincadeiras e, com certeza, vai garantir diversão!
Uma vez que os hamsters são capazes de fazer a própria higienização, não é necessário que eles tomem banho com regularidade. ... Seja como for, é importante ter em mente que você deve evitar ao máximo os banhos com água. Além de estressar o pet, a água também pode prejudicar a saúde dele.
Por isso, se você perceber que o pet está com perda de pelo, pode ser que ele esteja doente. Lembre-se que uma queda de pelos é normal nos roedores, especialmente com a idade. Entretanto, caso você esteja com um hamster doente, a perda será diferente.
Todos os mamíferos, inclusive os hamsters, estão sujeitos a doenças do sistema respiratório. Elas irão causar, entre outros sintomas, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Tais sintomas se parecem muito ao que nós chamamos de gripe. Entretanto, veterinários afirmam que chamar a doença dos pets assim pode ser um erro.
Neste caso o tratamento deve consistir em hidratar o hamster com muita água, suprimir os alimentos frescos da sua dieta (frutas e verduras que laxem, dar-lhe alimentos adstringentes como o arroz cozido, limpar a região anal para evitar infecções e consultar o veterinário para a prescrição de antibióticos se for ...
Como saber se meu hamster morreu Quando seu hamster estiver morrendo, você perceberá que a respiração dele ficará mais agitada e entrecortada, e seu pulso começará a diminuir progressivamente até parar. Também é possível que seu roedor sinta tremores e sua mandíbula fique mais rígida que o normal.
2. Diminuição no tempo de exercício. Eles são pets muito ativos, portanto caso seu hamster esteja quieto demais, fique atento.
Os pequenos hamsters também ficam doentes. E, entre as principais moléstias que podem acometê-los está a alergia. Os sintomas de uma alergia incluem espirros, ruídos respiratórios, irritação na pele, olhos lacrimejantes, perda de pelos. Nestes casos, a serragem de cedro deve ser trocada pela de pinho ou feita de papel.
Ofereça uma gaiola espaçosa para que os bichinhos não se sintam presos; Evite luzes e barulhos excessivos, pois eles tendem a deixar os roedores estressados, Nos dias de temperaturas mais quentes, deixe seus amiguinhos sempre frescos usando ventiladores ou colocando uma garrafa com gelo envolta em pano na gaiola.
Checklist para os cuidados com hamsters no primeiro dia:
Prova disso é que eles adoram roer objetos de madeira, como tocas e brinquedos. O problema é que, quando esses acessórios não estão disponíveis, os hamsters podem acabar roendo objetos ainda mais resistentes.
Hamster: O que dar de comer?
Como esses animais têm um paladar apurado, vale a pena variar a alimentação. A quantidade ideal de comida para o hamster crescer saudável é de 7 a 12 gramas por dia. E não esqueça da água, um item indispensável à saúde do animal! Ela deve ser filtrada e trocada diariamente.
O que nunca oferecer ao hamster Conheça os principais: ... Por isso, não é recomendado dar ao hamster ração de gato, cachorro, coelho ou mesmo de outros roedores, como de porquinho da índia. Leite: apesar de hamsters consumirem leite quando filhotes, ele pode causar intolerância ou alergias.
Nas primeiras duas ou três semanas, quando os filhotes são nutridos pela mãe, é importante que ela esteja bem alimentada e saudável. O dono poderá dar ração de hamster ou comida fresca, como cenouras e erva dos prados. Bolinhas nutritivas para ratos ou camundongos são melhores opções do que muesli para hamster.
As rações mais indicadas são as linhas naturais, sem corantes. Uma opção muito bacana para seu peludo e com uma aceitação legal pelos pais de pets são a Ração NuTrópica Hamster Natural e Ração Nutrópica Muesli. Essa última possui um pouco mais de gordura, devido as sementes em sua formulação.
Filhotes de roedores: primeiros cuidados
Geralmente, você verá que quantos filhotes um hamster pode ter varia em torno de de 6, mas pode ir de 3 a 10. Os hamsters nascem muito pequenos e frágeis. Por isso, por mais que eles sejam muito fofos, não toque-os ou pegue-os.
Serragens de madeira são os itens mais comuns, mas precisam ser serragens especiais, que não contenham óleos, que podem ser perigosos para o animal, uma vez que os hamsters são bichinhos muito frágeis. Uma alternativa fácil de conseguir e barata pode ser o jornal.
>>> INÍCIO Não há necessidade de começar com um grande número de animais, mas a compra de matrizes de qualidade é fundamental para assegurar um plantel com boa reprodução. Por isso, adquira hamsters de criadores profissionais. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 50.
Vegetais e frutas Vegetais orgânicos e frescos são as melhores opções de petisco para hamster, e folhas de cenoura e vegetais verde-escuros são excelentes pedidas. Evite alface ou outros vegetais e frutas ricos em água, como a melancia, pois eles podem causar diarreia no seu pequeno roedor.
Por isso, hamster come ovo cozido, mas ofereça apenas a clara para o peludinho; Cozinhe bem o ovo: o ovo cru pode transmitir doenças, como a salmonelose. ... Deixe o ovo para ocasiões especiais: assim como outros petiscos, o ovo deve ser oferecido para os peludinhos apenas de vez em quando.
A boa notícia é que, tomando certos cuidados, seu hamster come queijo sem grandes problemas. Apesar de ser um petisco rico em gordura, pode dar queijo para hamster em porções pequenas.