As siglas PSE e DFD, significam, respectivamente, no inglês: Pale, Soft, Exudative e Dark, Firm, Dry. Ou seja, a carne PSE é mais pálida, mole e exsudativa do que a carne obtida em processo normal e a carne DFD é mais escura, dura e seca. Esses dois tipos de carne podem se desenvolver em bovinos, suíno e aves.
A carne é descartada. Ambas carnes, PSE e DFD, são causadas, respectivamente, por estresse de curta e longa duração gerada, majoritariamente, durante o manejo pré-abate incorreto dos animais. O descarte destes geram prejuízos econômicos e aumento do lixo biológico, elevando o impacto ambiental no planeta.
Problemas relacionados a cor da carne bovina. Uma das características mais destacadas com relação à qualidade da carne é a coloração. ... Cortes de carne bovina escuros são mais frequentemente conhecidos como carne DFD – Dark, Firm and Dry, ou seja, é uma carne Escura, Firme e Seca.
Para escala da cor foram estipulados cinco níveis variando de 1 a 5. Nessa escala, o valor 1 era considerado uma carne PSE (pale, soft, exsudative), 2 intermediário entre PSE e normal, 3 considerado normal, 4 intermediário entre normal e DFD (dry, firm, dark) e 5 para um corte considerado DFD (DUARTE et al., 2010).
Quando uma carne embalada à vácuo entra em contato com o ar, observamos o surgimento de uma coloração vermelho brilhante. Isso acontece devido à oxigenação da Mioglobina presente no músculo, formando a Oximioglobina. Essa carne fresca, no entanto, tende a ficar mais escura com o passar do tempo.
Quando ,a carne fica em contato com o ar , os pigmentos reagem com o oxigênio molecular e formam um pigmento relativamente estável denominado oximioglobina. Este pigmento é responsável pela cor vermelha brilhante que proporciona um aspecto atraente para o consumidor.
Dai fica fácil entender que animais de grande porte, como o boi e a vaca, necessitam de mais ferro para manterem-se saudáveis, consequentemente, possuem uma carne mais avermelhada. Os animais pequenos como frango, porco e peixe, por sua vez, necessitam de menos mioglobina, resultando em uma carne branca.
O sangue é vermelho porque contém a proteína chamada hemoglobina, presente apenas no tecido sanguíneo. Já a cor vermelha da carne que comemos não é por causa da hemoglobina, e sim, da mioglobina. Ao ser cozida, ela fica marrom, enquanto o filé mal passado permanecerá vermelho. Portanto, vermelho sim, sangrando não.
Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes é só deixar de molho no suco de limão antes de preparar.
❓A carne na minha geladeira está ficando marrom, o que isso quer dizer? R: Primeiro o oxigênio reage com os pigmentos para torná-lo vermelho. Depois de um tempo, a carne começa a oxidar e fica marrom, da mesma forma que uma maçã ou batata ficam escuras após cortadas e expostas.
Quando o pH apresenta um alto valor a cor da carne é escura. Essa carne é denominada de DFD, escura (Dark), firme (Firm) e seca(Dry). Quando a carne é cozida ela fixa de forma irreversível a cor da metamioglobina, ou seja, marrom.
Quando a carne está estragada, sua textura fica viscosa, sinal de que está em processo de decomposição, e isso vale para todos os tipos de carne. A carne de frango para o consumo deve ser firme, quando está estragada, se desmancha com mais facilidade. Carne de animais mais velhos são mais duras do que a dos mais novos.
Como limpar moela: confira o passo a passo completo
Modo de Preparo
Os filés devem ter espessura média. Jogue um pouco de água quente neles, escorra e coloque um pouco de vinagre para tirar o cheiro do frango. Tempere com sal, pimenta, páprica e um pouco de suco de maracujá. Deixe por algum tempo.
Durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia. É praticamente uma tradição: frango tem que tomar banho antes de ir para panela. “Com bastante água”, diz uma jovem. “Lavo todinho antes, com água e vinagre.
Mas se tem uma coisa que incomoda é o cheiro forte do frango, que atrapalha e muito na preparação dos pratos. Vou dar um Segredinho Minhoto que acabará com este problema! Para tirar o cheiro forte do peito, coxa ou frango inteiro é só lavar com Vinagre Minhoto.
Você irá precisar de 3 coxas de sobrecoxa de frango, vinagre de álcool e uma vasilha grande. Retire toda pele e gordura do frango, depois separe as coxas das sobrecoxas e dê uma leve lavada nos pedaços. Coloque-os no recipiente e cubra com vinagre. Deixe-os lá por 15 ou 20 minutos.
COMO TIRAR A GORDURA E CHEIRO CARACTERÍSTICO DO FRANGO Colocar em uma panela com água o sufuciente para cobrir o frango. Juntar caldo de 1 limão. Levar á fervura. Quando ferver, retire a panela do fogo e acrescente 40 a 50 ml de cachaça.