O sangue obtido por punção transcutânea é uma mistura de proporções indeterminadas do sangue de arteríolas, vênulas, capilares e dos fluidos intersticial e intracelular. Por efeito da pressão nas arteríolas, a proporção de sangue arterial na mistura é maior que a de sangue venoso.
Deve ser colocado no braço do paciente próximo ao local da punção, sendo que não deve ser deixado no braço do paciente por mais de 1 minuto. Logo após a punção, devemos retirar ou afrouxar o garrote, pois o garroteamento prolongado pode acarretar alterações nas análises.
De forma geral, a medição deve ser feita da seguinte forma:
Como furar dedo para medir glicose
Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.
O sangue arterial têm alta pressão, pois sai diretamente do ventrículo esquerdo do coração, para fazer a irrigação de todo o corpo. Logo um acidente proveniente de uma punção arterial é muito mais grave do que com uma punção venosa, pois, a perda de sangue seria muito maior.