A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A creche entendida como instituição educativa, constitui-se como o primeiro local em que a criança vivencia situações de inclusão. ... A creche hoje, além de uma necessidade, é um direito de toda e qualquer criança, independente da classe social, gênero, cor ou sexo.
Creches e pré-escolas são modalidades de educação infantil. O trabalho realizado no seu interior tem caráter educativo e visa garantir assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam benefícios sociais e culturais para as crianças.
Assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica e pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo).
Resposta. São instituições de educação popular tiveram grande investimento e tinham objetivos para disciplinar e apaziguar as relações sociais.
Até a promulgação da Constituição de 1988, pode-se afirmar que a educação pública oferecida às crianças de zero a seis anos era: Assistencialista, embora demonstrasse preocupação com as metodologias adequadas para a aprendizagem dessas crianças.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. Questão 6 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Remover rótulo Texto da questão Por que podemos dizer que o surgimento da Educação Infantil, em parte, foi um empreendimento capitalista? ... Porque o capitalismo quer dominar todas as faixas etárias.
Resposta. O que impulsionou o desenvolvimento do capitalismo foi a queda do feudalismo (foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais), forneceu o principal meio de industrialização na maior parte do mundo.