Para a determinação de vitaminas lipossolúveis em alimentos, a maioria das técnicas envolve etapas de saponificação, extração com solvente orgânico e quantificação por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com detecção por fluorescência ou ultravioleta-visível (UV-Vis).
O método para a determinação de vitamina A baseia-se na medida da coloração azul instável, resultante da reação da vitamina A com o tricloreto de antimônio (reagente Carr Price). Para realizar esta medição é utilizado o colorímetro com faixa de leitura entre 500 e 700 nm.
A palavra vitamina foi criada pelo químico Casimir Funk, em 1912, e é uma junção das palavras vital e amina, uma vez que o pesquisador acreditava que essas substâncias eram em sua totalidade aminas. Ele criou o termo após estudar a vitamina B1, chamada também de tiamina.
Um vitâmero de uma determinada vitamina é qualquer um de uma série de compostos químicos, geralmente de estrutura molecular semelhante, em que cada um deles apresenta atividade vitamínica.
Contribui à saúde da pele e ao metabolismo do osso, promove a função apropriada do cérebro e impede doenças coração-relacionadas. Além disso, a vitamina K2 é importante no uso do corpo do cálcio ajudar a construir os ossos e a inibir a calcificação do vaso sanguíneo.
Metilcobalamina é indicada para aqueles que possuem deficiência de vitamina B12 no organismo, especialmente os idosos, ajudando a proteger contra o envelhecimento e doenças neurológicas que incluem Doença de Parkinson, distrofia muscular, esclerose múltipla e Doença de Alzheimer.