Confira abaixo os 21 passos para organizar o seu orçamento pessoal e comece já a planejar o seu futuro!
O orçamento pessoal é uma ferramenta que, quando bem usada, só traz benefícios. Ele é o caminho para uma vida sem dívidas e na qual os sonhos de curto, médio e longo prazo ficam mais próximos de serem realizados. Sem contar que o controle financeiro diminui o estresse e ansiedade, aumentando sua qualidade de vida.
O ideal é que você consiga guardar pelo menos 10% do seu salário. Se possível, guarde 30%, sendo que 20% devem ser destinados para a sua aposentadoria. Mas ainda que sobre muito pouco no mês, não gaste em vão e não deixe na poupança. Por exemplo, é possível começar a investir no Tesouro Direto com apenas R$ 30.
A regra do /b> é simples e prática. Basicamente, ela organiza suas despesas em três grandes categorias: → Necessidades = 50% para os gastos essenciais. → Poupança e/ou dívidas = 20% para prioridades financeiras.
Regra universal: Poupar por mês 10% da renda. Uma das regras mais difundidas é a sugestão de poupar cerca de 10% da renda mensal para as necessidades futuras.
11 Coisas que deve começar a fazer nos seus 30 anos
Quando começar?
Os homens de 30 anos acreditam em seu destino, portanto, nessa idade, devemos lembrar que pessoas perfeitas não existem e que devemos construir relacionamentos com pessoas imperfeitas, mas de quem realmente gostamos.
Segundo os psicólogos, é comum nos referirmos aos 30 anos como o melhor período da vida. De fato, ao atingirmos essa idade, estamos livres das inseguranças profissionais e pessoais tão frequentes aos 20 anos e desfrutamos de maior liberdade financeira e pessoal.
Uso excessivo de certos remédios, depressão, tabagismo, alcoolismo, traumas, diminuição da líbido ou doenças hormonais são algumas das causas que podem levar ao surgimento de disfunção erétil, um problema que impede o homem de ter uma relação sexual satisfatória.
De acordo com o educador físico Jhonny Costa, nos homens saudáveis, a massa muscular começa a declinar a partir dos 30 anos e essa perda é acelerada a partir dos 50 anos de idade, principalmente quando se trata dos membros inferiores. “Este declínio ocorre gradualmente.