EQST

Qual O Objetivo Da Psicologia Social Do Trabalho?

Qual o objetivo da psicologia social do trabalho?

Psicologia Social do Trabalho: concentra-se principalmente nos fenômenos psicológicos dos trabalhadores e nas suas vivências, a partir de uma visão crítica. Tem como principal objetivo de analisar e aprimorar relações de trabalho e a saúde, o bem-estar e a segurança do trabalhador.

Qual o objetivo da psicologia organizacional e do trabalho?

Especificamente voltada para o trabalho em contextos corporativos, a psicologia organizacional tem o objetivo de estudar o comportamento de cada pessoa em relação ao todo dentro de uma empresa. ... O objetivo é promover qualidade de vida gerando maior produtividade e um excelente desempenho.

Qual o objeto de estudo da psicologia do trabalho?

A Psicologia do Trabalho observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação com o trabalho: desde a seleção e contratação até a satisfação com o ambiente laboral e a adequação às tarefas executadas.

O que a psicologia organizacional busca?

De forma geral, a Psicologia Organizacional estuda o bem-estar, o desenvolvimento e a relação entre os funcionários dentro de uma empresa. As informações coletadas são a base para traçar maneiras de alcançar o melhor desempenho da empresa e maximizar as potencialidades dos seus funcionários.

Qual o foco da psicologia organizacional?

O que é a psicologia organizacional? A psicologia organizacional é uma área de atuação da Psicologia voltada para o trabalho em contextos corporativos. Ela tem foco nos recursos humanos da companhia, buscando alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos colaboradores.

Qual a função de um psicólogo organizacional?

Psicólogos organizacionais se dedicam a manter os empregados saudáveis, tanto no corpo quanto na mente, a fim de que desfrutem de qualidade de vida durante a rotina profissional.

Quais são as características da psicologia organizacional?

Tradicionalmente, as principais áreas da Psicologia Organizacional são: recrutamento e seleção de pessoal, treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, avaliação de desempenho, além de aspectos próprios das condições mais amplas de gestão estratégica e diagnóstico organizacional.

Qual a importância da psicologia organizacional para as empresas?

A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.

Quando surgiu a psicologia industrial?

Mas foi em meados da Revolução Industrial que ficou mais evidente a presença de psicólogos pesquisando e atuando sobre questões relacionadas ao trabalho. Pela época em que se desenvolveu, a atividade ficou conhecida como psicologia industrial, conceito que foi usado até, aproximadamente, a Segunda Guerra Mundial.

Qual a diferença entre psicologia industrial e organizacional?

A psicologia do trabalho estuda o homem em seu ambiente ocupacional — o que não depende, necessariamente, de ele estar empregado em uma empresa. ... Já a psicologia organizacional estuda a empresa em seus diferentes aspectos, integrando pessoas e recursos, os quais possibilitam o seu funcionamento.

Quem fundou a psicologia do trabalho?

Dois psicólogos são considerados os principais fundadores da área: Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott eram psicólogos experimentais e professores universitários que se envolveram na aplicação de técnicas da psicologia para resolver problemas em organizações.

O que são os fenômenos psicológicos que se deslocam nas organizações e são estudados pelos psicólogos nas empresas?

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos.

O que faz um estagiário de Psicologia Organizacional e do Trabalho?

O estagiário vem atuando na organização tendo respaldo da Administradora responsável, muitas vezes auxiliando-a na resolução de conflitos e na adequação de processos de trabalho.