A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção. O calor também pode ser transferido de um meio para o outro por meio da condução. ... Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor.
A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. A condução térmica, como detalharemos adiante, é um processo lento de transmissão de energia, de molécula para molécula, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Os corpos trocam energia de acordo com suas temperaturas: corpos mais quentes (de temperatura maior) cedem energia térmica aos de temperatura menor. Ao ganhar calor, um corpo tem sua temperatura aumentada e vice-versa. Um cubo gelo colocado em um copo de água derrete porque ganha calor da água no copo.
O calor é um efeito colateral da quebra. Ao fazer um esforço, precisamos de mais energia, portanto produzimos mais ATP e acabamos sentindo mais calor. “Por isso suamos e ficamos quentes quando corremos”, diz o citologista Luís Fernando Costa Rosa, da Universidade de São Paulo.
Existe também outra forma de perda de calor pelo corpo humano, é a evaporação. Ela é responsável por perdermos calor através de nossa pele, que perde parte de sua umidade na forma de vapor para o meio.
Um metabolismo humano normal produz calor a uma taxa metabólica basal de cerca de 80 watts. Durante uma corrida de bicicleta, um ciclista bem treinado pode produzir de forma sustentável perto de 400 watts de potência mecânica durante mais de uma hora.