1 – Paulo Mendes da Rocha Talvez um dos arquitetos famosos brasileiros vivo e na ativa de maior renome.
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer
O desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo no Brasil se deu a partir de 1530, com o impulso das capitanias hereditárias. Muitas vilas e cidades foram fundadas neste período, como Salvador. ... Pode-se dizer que a capital federal é o maior destaque da história da arquitetura no Brasil do século XX.
A arquitetura em estilo clássico refere-se ao período conhecido como 'Antiguidade Clássica', compreendendo, principalmente, o apogeu da cultura grega e romana. Mas, alguns estudiosos também estendem este termo para toda a arte que foi inspirada nestes povos, como a renascentista e a neoclássica.
A mudança ocorreu em virtude da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), no cumprimento do que determina a Lei 12.
O CAU/BR nasceu após a luta pelo reconhecimento profissional de arquitetos e urbanistas, representados até então pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de seu estado. A criação de uma instituição dedicada finalmente aos arquitetos e urbanistas é uma instância federal de cunho normativo.
Outra diferença entre arquitetura e engenharia civil é que o arquiteto tem seu registro profissional controlado pelo CAU – o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Já os engenheiros são registrados no CREA – o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Então, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) – com o suporte das divisões regionais do conselho – passou a ser oficialmente a autarquia que orienta, fiscaliza e regula a profissão de arquitetos e urbanistas no país.
Brasil já tem 106 mil arquitetos e urbanistas.