As amígdalas ou tonsilas palatinas são órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático. Esses dois órgãos ficam na parte oral da faringe, localizados, portanto, no trajeto do sistema respiratório e digestório. Cada amígdala possui cerca de 20 invaginações que formam as chamadas criptas.
As amígdalas ou tonsilas palatinas são órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático. Esses dois órgãos ficam na parte oral da faringe, localizados, portanto, no trajeto do sistema respiratório e digestório.
As famosas amígdalas são dois órgãos localizados no caminho entre o sistema respiratório e o sistema digestório, mais especificamente na região da faringe. As amígdalas são responsáveis em produzir linfócitos (células de defesa do organismo humano).
As amígdalas são duas estruturas esféricas da neuroanatomia do sistema límbico. É uma das áreas mais importantes, responsável por respostas emocionais relativas ao comportamento social de humanos e outros mamíferos. É umas das principais áreas do controle da agressividade.
Amígdala: A destruição experimental das amígdalas (são duas, uma para cada um dos hemisférios cerebrais) faz com que o animal se torne dócil, sexualmente indiscriminativo, afetivamente descaracterizado e indiferente às situações de risco.
As amígdalas são importantes centros reguladores do comportamento sexual, de sentimentos (como medo, amor e paixão) e da agressividade. As amígdalas cerebelosas também estão ligadas ao Sistema Nervoso Autônomo, que controla o funcionamento dos órgãos abdominais e torácicos, entre eles, o coração.