Os neurônios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as verdadeiras células condutoras do tecido nervoso, as responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos. ... Os neurônios são compostos pelo corpo celular ou pericário, dendritos e axônios.
O sistema nervoso apresenta subdivisões anatômicas, a saber: o sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal, e o sistema nervoso periférico (SNP), composto pelos nervos, e gânglios nervosos (pequenos aglomerados de células nervosas). ...
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. ... Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais.
Ele é formado por vários órgãos, cuja função é captar estímulos do ambiente, interpretá-los e elaborar respostas específicas, voluntárias ou involuntárias. Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros.
Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.
Os cerca de 10 bilhões de neurônios do cérebro se comunicam com outros neurônios através de prolongamentos chamados axônios (enviam os impulsos) e dendrites (recebem os impulsos), sempre que processamos uma atividade mental.
Resposta. Resposta: O aperto de mão é um gesto que, em muitas culturas, pode ser encarado como um cumprimento ou saudação formal, uma vez que não exige muita intimidade entre os envolvidos para ser colocado em prática. ... Quando as duas palmas se encontram, os dedos levemente se flexionam, envolvendo a mão do outro.
A atenção é fundamental na aprendizagem. O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida. A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio. ... A novidade é que as conclusões são fruto de investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral.
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.
Hemisférios do Cérebro Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.
“O cérebro sempre raciocina em cima de centenas de milhares de células nervosas. É muito mais adequado imaginá-lo como um jogo de batalha naval em três dimensões, onde os pontos assinalados seriam neurônios ativados”, sugere Menna-Barreto. “Conforme o padrão formado por esses pontos, o cérebro entende um significado.”
Nosso cérebro é totalmente POSITIVO, ele não RECONHECE palavras e pensamentos NEGATIVOS. ... O problema é que a palavra “não” provoca uma reação paradoxal no cérebro, pois não possui representação linguística; nosso cérebro só entende o sim. Você pode estar impedindo seu atingimento de metas sem perceber.
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como 'marionetes ambulantes'. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.
O cérebro reptiliano é responsável pelas questões mais instintivas da nossa vida. Em nosso ambiente interno (ou seja, no nosso organismo) ele é responsável por controlar o batimento cardíaco, a respiração, a digestão, os reflexos e respostas rápidas e também pelas reações sexuais.
É um ser enigmático, irracional, de dimensões primitivas, predominante no comportamento humano. Nas palavras de Seth Godin, autor e guru norte-americano, o cérebro reptiliano vai lutar até a morte se necessário, mas ele prefere fugir. Em geral, é vingativo e não vê nenhum problema em ficar com raiva.
A Teoria do Cérebro Trino foi desenvolvida nos anos 1970 pelo neurocientista Paul D. MacLean argumenta a hipótese de que nós, humanos e primatas, temos o cérebro dividido em 3 unidades funcionais distintas. ...
O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.
O principal ponto forte do tipo de personalidade racional é a sua capacidade de raciocinar. São pessoas com uma inteligência desenvolvida e que gostam de treinar e usar a cabeça. Os racionais têm uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos.
O neocortex compreende a parte a maior do córtice cerebral e compo aproximadamente a metade do volume do cérebro humano. É provavelmente responsável para as computações neuronal da atenção, do pensamento, da percepção e da memória episódico.
Por um lado a mente racional é a nossa compreensão, entendimento, consciência sobre as coisas, é no fundo aquilo que nos permite pensar, ponderar e refletir sobre o mundo, sobre as relações … sobre tudo. Por outro lado existe um sistema de conhecimento mais impulsivo e poderoso – a mente emocional.