Tipos de fenômenos ondulatórios
São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
Desta forma, podemos definir uma onda mecânica como sendo uma perturbação de um meio material elástico que se propaga por esse meio (corda), transportando energia e quantidade de movimento. Alguns animais como, por exemplo, os golfinhos se comunicam por assobios que se propagam na água.
As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio físico, como o ar, água e metais, para se propagar, portanto, são ondas mecânicas apenas os sons, vibrações, terremotos e o ultrassom.
As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas em cordas (representado pela figura abaixo) são bons exemplos de ondas transversais. As ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação.
Na interceptação telefônica nenhum dos dois interlocutores sabem que a conversa está sendo gravada por um terceiro. Na escuta, um dos dois interlocutores sabe que eles estão sendo gravados por um terceiro. Na gravação, um dos interlocutores é quem grava a conversa.
Ondas longitudinais, também conhecidas como "ondas-l", são ondas que possuem a mesma direção de vibração de sua direção de trajetória, o que significa que o movimento do meio ocorre na mesma direção do movimento da onda.