O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção.
( ) O primeiro nível diz respeito à instrumentalidade frente ao projeto burguês. ( ) O segundo nível diz respeito sobre os instrumentos e técnicas do assistente social. ( ) O terceiro nível é sobre os instrumentos e técnicas do assistente social. ( ) O terceiro nível tem a mediação como parte da instrumentalidade.
A visita domiciliar é um instrumento técnico-metodológico utilizado pelo assistente social que facilita a aproximação do profissional à realidade do usuário. ... A intervenção e o estudo social no lócus proporcionam uma coleta de dados mais eficaz.
Nesse sentido, a escuta qualificada assume importante papel entre as intervenções a serem implementadas pelo trabalho social com o objetivo de favorecer, em última instância, a capacidade transformativa das famílias perante a realidade social.
Dados a Serem Coletados Antes da Visita Domiciliar Data da realização da Visita Domiciliar. Número da equipe e da microárea. Nome e profissão do técnico que realizará a visita. Registrar o nome do usuário que é o alvo principal da VD ou do chefe da família quando se tratar do cadastramento familiar.
Para realização da visita domiciliar seguimos algumas etapas até sua concretização, entre estas estão: Planejamento, Execução, Registro dos Dados e Avaliação.
A Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo a continuidade de cuidados que tem por definição o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Dentre os principais benefícios do Home Care estão:
O objetivo do SAD é realizar a desospitalização e adaptação domiciliar de clientes que necessitem do apoio da equipe, tendo em vista o retorno para as suas residências.