Contrário de identificação e entendimento: 1. estranhamento, afastamento, enjeitamento, indiferença, repúdio, repugnância, repelência, repulsa, repulsão, repulso, repugno, resistência, desprezo.
Algumas dicas de como desenvolver a empatia:
A melhor definição de pessoa empática é a de se colocar no lugar do outro, não importa a situação. Isso é um desafio diário, que deve ser praticado com insistência, até você se despir de qualquer pré-julgamento e preconceito em relação ao próximo.
O conceito de empatia é, em suma, a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional. ... A empatia é uma competência comportamental importantíssima.
Buscar a ajuda de um psicólogo também é uma ferramenta valiosa para quem busca desenvolver a empatia, uma vez que esse profissional é capacitado para desenvolver todas as potencialidades do paciente. A psicoterapia é fortemente recomendada para estes casos.
A empatia é a capacidade que permite colocar-se no lugar do outro e poder sentir emoções que não são suas, mas que não devem ser ignoradas à medida que são importantes em todas as relações interpessoais, das mais íntimas às mais superficiais.
Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para ...
A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro a fim de compreendê-lo emocionalmente. Trata-se de uma capacidade poderosa e transformadora, pois faz com que as pessoas se relacionem de modo mais respeitoso e compassivo, algo que a sociedade realmente precisa.
Empatia é se colocar no lugar do outro. E se colocar no lugar do outro não significa tomar decisões para outra pessoa. ... A empatia é, por isso, fundamental para o sucesso da sua empresa e do seu produto. Ouvir seu cliente para conhecer suas necessidades, suas dificuldades, seus desejos e seus hábitos é imprescindível.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve pela empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões. ... É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções.
A empatia fortalece conexões, incentiva a colaboração e melhora resultados. Ela é o remédio para o egoísmo tóxico que tanto dificulta e atrapalha os vínculos. Entender o que é empatia não é tarefa fácil, mas investir no exercício de olhar o mundo com os olhos de outra pessoa é essencial.