23 de julho de 1932
Henrique Dumont
Minas Gerais
Minas Gerais
Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.
Foi numa engenhoca construída com seda, bambu, madeira e peças de metal que Alberto Santos Dumont, há 110 anos, realizou o sonho da Humanidade de voar com um equipamento mais pesado que o ar.
Primeiro hangar Dumont no hangar de Neuilly (Paris, França). Além das máquinas voadoras, atribui-se ao inventor brasileiro a criação do primeiro hangar em 1900, justamente para guardar os seus equipamentos e invenções. Ele criou portões com rolamentos para facilitar o deslocamento das aeronaves.
Avião
Em síntese, Santos Dumont foi muito importante para a aviação e seu desenvolvimento. Além disso, também se dedicou a diversas outras criações que são utilizadas até hoje pela humanidade, como o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o motor portátil.
Entre as principais contribuições de Santos Dumont está o uso de motores com cilindros opostos. Contando com a participação da indústria – que já produzia motores com cilindros em linha –, o brasileiro adaptou um motor existente para solucionar um problema prático de suas máquinas.
O chuveiro de água quente, o ultraleve, o dirigível e o relógio de pulso. Não vê relação entre essas invenções? E se o avião entrar na lista? Essas são só algumas das contribuições da mente criativa de Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação que nasceu há 140 anos, no dia 20 de julho de 1873.
Pensa que Santos-Dumont desitiu? Engana-se. Ele tentou mais algumas vezes até conseguir voar com o “Dirigível no 6”. Da esquerda para a direita: o balão Brasil, o dirigível no 1 em pleno vôo e o dirigível no 5 quando tentava contornar a Torre Eiffel, em Paris.
Alberto Santos-Dumont, brasileiro, nascido em 20 de julho de 1873, inventor do avião, é motivo de orgulho para o País. O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira deixou para a humanidade a certeza de que todo sonho pode ser realizado, basta possuir vontade para conquistar feitos tidos como impossíveis.
Santos Dumont morreu após cometer suicídio aos 59 anos. Ele não deixou bilhete, mas suspeita-se que tenha ficado decepcionado ao ver aviões em combate durante a Revolução Constitucionalista de 32.
Os parisienses tiveram essa oportunidade, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro Alberto Santos Dumont decolou, a bordo do 14-Bis, e percorreu 60 metros em sete segundos. Até então, foi o primeiro avião a decolar, voar e pousar.
1903
Após uma tentativa fracassada de fazer voar um helicóptero, Santos Dumont construiu em julho de 1906 uma máquina híbrida, um avião unido a um balão de hidrogênio. Como o balão utilizado foi o N° 14, o híbrido recebeu o nome de 14-bis (o "14 de novo").
17 de dezembro de 1903: Os Irmãos Wright realizam o primeiro voo de aeroplano, com impulsão mecânica ("catapulta") chamado Wright Flyer. 5 de outubro de 1905: Wilbur Wright voa por 40 minutos, recorrendo 39 km. 14 de outubro de 1905: A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) é fundada em Paris.
10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez
O medo gerado pela turbulência é apenas um tipo de sensação de desconforto causado em passageiros que viajam de avião. Várias outras podem ocorrer durante um voo, como falta de ar; ouvidos tampados; cansaço; ressecamento da pele, do nariz e da boca.
Siga o caminho indicado pelo atendente da companhia. Ao entrar no avião, encontre sua poltrona (que está marcada no cartão de embarque), acomode seus pertences no compartimento de bagagem de mão, sente-se e afivele seu cinto de segurança. Aguarde as instruções dos comissários de bordo, e boa primeira viagem!
Como comprar passagens aéreas pela internet em 5 passos
Voos nacionais – Para viajar dentro do Brasil, basta levar um documento de identificação com foto, podendo ser RG, passaporte, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas e também precisam ter RG, passaporte ou certidão nascimento.
Há dois jeitos de fazer:
Basta chegar ao guichê de check-in da sua companhia aérea, que geralmente fica em frente das portas de entrada. Outra maneira de fazer o check-in é através do aplicativo da companhia. A maioria delas disponibilizam esta opção. Você também pode utilizar os totens que elas disponibilizam nos terminais.
40 minutos
Próximo passo: no processo de embarque, também conhecido como filas para entrar no avião, os passageiros serão distribuídos em grupos com diferentes prioridades. No seu cartão constará o número da fila que você pertence. Além disso, no aeroporto haverá sinalização para orientá-lo nesse momento.